![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-municipal-7-960x580.jpeg)
FCCM: Museu de Marabá de portas abertas para um passeio que une diversão e conhecimento
Uma tarde no museu para conhecer um pouco da história e da cultura de Marabá e região foi o passeio sugerido pela advogada Náthally Pinheiro Santos, que veio de Araguaína, estado do Tocantins, para visitar a irmã, Adna Cristina Pinheiro Santos, estudante de Medicina.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-portas-abertas-12.jpeg)
“Eu entrei no Instagram e vi que tinha algumas coisas. Falei: nossa! Seria muito legal se a gente conseguisse ir. Só que toda vez a gente sempre tem tanta coisa pra resolver e não consegue. Agora nós viemos com mais tempo, a aula dela foi cancelada hoje, eu falei: é hoje!”, relata.
Ainda segundo Náthally, o Museu de Marabá é surpreendente pela riqueza de detalhes no acervo em exposição e agora a visita tornou-se uma memória afetiva para o grupo.
“Ficamos simplesmente maravilhadas! Conhecer as culturas do nosso país é muito importante para que a gente não se esqueça que somos um país muito rico em cultura, em belezas naturais, então eu falei para trazer as meninas para a gente prestigiar o trabalho que é manter um museu e, também, conhecer essa história”, destaca.
Adna mora em Marabá há 5 anos, está na reta final da faculdade e aproveitou a chegada da irmã, da prima e da amiga para juntas vivenciarem essa experiência.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-portas-abertas-1-1.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-portas-abertas-4.jpeg)
e Marjori de Sousa
“Eu sempre passava em frente, mas nunca tinha um tempo para vir. Achei uma experiência fantástica, muito imersiva. As obras são maravilhosas, cada uma conta uma história incrível!”, declara.
A novidade foi dupla para Amanda Mariana de Souza, 19 anos, amiga das irmãs Náthally e Adna, que veio a Marabá pela primeira vez.
“Eu gostei muito de vir aqui, de conhecer, tem muitas coisas pra gente olhar, pra gente saber do lugar”, compartilha ressaltando que o grupo já está planejando a próxima viagem para julho deste ano, e que pretendem recomendar Marabá como destino turístico.
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-municipal-12.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-municipal-13.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-municipal-22.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-municipal-34.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-municipal-38.jpeg)
![](https://maraba.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/museu-municipal-2.jpeg)
Para quem mora em Marabá e região e ainda não conhece o Museu Municipal Francisco Coelho, tire um tempinho na agenda para conhecer e ter um passeio que une diversão e conhecimento. Inaugurado em 2020, o Museu de Marabá foi instalado no Palacete Augusto Dias que é um prédio histórico de 1930 e já sediou a Câmara Municipal. O acervo inclui também Arqueologia, Etnologia, Geologia, Espeleologia, Botânica e Pinacoteca organizados pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).
O museu apresenta exposições com painéis, uma linha do tempo fixada na sala do arquivo histórico, mostrando os ciclos econômicos e políticos do município, uma caverna realista, um rio virtual com peixinhos e o holograma de um indígena, que é uma imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais. Além disso, o local tem a Sala de Lendas formada com personagens do imaginário popular, a lojinha e o Café do Seu Chico e outros espaços.
Serviço
Com uma equipe de 19 servidores, sendo 4 estagiários, o Museu Municipal Francisco Coelho funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 13h. Nas segundas, o prédio fica fechado à visitação, funcionando somente para manutenção interna. A lojinha e o Café do Chico funcionam nos mesmos dias e horários do museu.
O museu está com agenda aberta para visita educativa de escolas e outras instituições. O agendamento terá início na próxima semana, 11, de terça a sexta, na sede ou pelo e-mail museufranciscocoelho@gmail.com das 9h às 17h.
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Sara Lopes e Nathália Costa