Saúde: Ação leva atendimentos e orientação a indígenas Warao em Marabá
Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a comunidade indígena venezuelana Warao, acolhida em Marabá, foi beneficiada com uma ação de saúde promovida pelo Departamento de Proteção aos Imigrantes da etnia. Realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Amapá, núcleo Cidade Nova, a iniciativa trouxe atendimentos médicos, vacinação, triagem e palestras educativas sobre gravidez na adolescência, planejamento familiar e saúde bucal.
Segundo Rozana Leite, coordenadora do espaço de acolhimento da etnia Warao, o objetivo da ação foi garantir o direito à saúde e promover o autocuidado entre os indígenas. “A gente sabe que essa população enfrenta condições precárias de saúde. Com essa iniciativa, queremos incentivar o cuidado pessoal e garantir dignidade dentro do espaço de acolhimento”, afirmou. Ela destacou ainda que, atualmente, o abrigo conta com 15 famílias, totalizando 74 pessoas, das quais cerca de 40 foram atendidas na ação.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Demóstenes Azevedo e o CRAS Amapá. De acordo com Helane Moreira, coordenadora do CRAS, o trabalho conjunto tem fortalecido a assistência aos indígenas Warao no município. “Essas ações são fundamentais para garantir acesso à saúde e fortalecer a proteção social dessa comunidade. Além disso, a vacinação também está sendo ofertada para os servidores do CRAS”, explicou.
Representantes da comunidade Warao ressaltaram a importância da ação para garantir melhores condições de saúde. “Hoje estamos sendo atendidos e isso é muito importante para nós. Temos muitas crianças e sempre pedimos mais apoio na área da saúde. Agradecemos a todos que estão ajudando”, comentou o cacique José Pegues Martins.
A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e reforça o compromisso do município de Marabá com a saúde e a inclusão dos indígenas Warao, oriundos da Venezuela que migraram para a cidade nos últimos anos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes