
Saúde: Servidores participam de capacitação para aumentar habilidades na assistência ao pré-natal
Profissionais da saúde participaram, no dia 11, de uma capacitação voltada à assistência de qualidade no pré-natal de adolescentes. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das Coordenações de Saúde da Mulher e de Nutrição e Saúde da Criança e Adolescente, e aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Com o tema “Qualidade na Assistência ao Pré-Natal: Melhores Práticas”, a capacitação foi conduzida pela enfermeira Denizia Francisco, especialista em saúde materno-infantil. Além disso, a enfermeira Neilanne Batista, da Vigilância em Saúde, ministrou uma palestra sobre o preenchimento adequado da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), documento essencial para monitoramento e encaminhamento dos casos.
A iniciativa faz parte da Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que terá ações educativas ao longo do ano. Segundo Nayane Wolff, coordenadora de Nutrição e Saúde da Criança e Adolescente, a campanha tem um papel fundamental na prevenção e na educação sexual.


“Esse é o primeiro ano que realizamos essa campanha dentro da Saúde. Ela se mostra essencial para trabalharmos com prevenção e educação sexual dos adolescentes. Estaremos promovendo rodas de conversa nas escolas junto ao Programa Saúde na Escola (PSE) e nossas ações vão se estender por todo o ano”, afirma.
Os dados reforçam a relevância da iniciativa: em 2024. Foram registrados mais de 540 casos de gravidez na adolescência em Marabá, segundo informações da Vigilância Epidemiológica. A capacitação tem o objetivo de qualificar o atendimento nos serviços de saúde, capacitando profissionais para um melhor acolhimento e acompanhamento das adolescentes gestantes.
Para Nacaíra Caldas, coordenadora de Saúde da Mulher, a capacitação visa garantir um atendimento mais humanizado e eficiente.



“Nosso foco é melhorar a qualidade da assistência ao pré-natal e estruturar o passo a passo adequado para esses casos. Além disso, teremos palestras de prevenção em escolas, para conscientizar os jovens sobre a importância da educação sexual”, explica. A abertura oficial da campanha será realizada no dia 20 de fevereiro na Escola Jonathas Pontes Atias, na Folha 16, e contará com uma programação especial.
Jafia Oliveira Reis, coordenadora da Saúde do Homem, destaca a importância da participação masculina na discussão sobre gravidez na adolescência.


“Esse é um tema que envolve toda a sociedade. Precisamos discutir as consequências da gravidez precoce para os adolescentes, tanto meninas quanto meninos, abordando questões como evasão escolar, vulnerabilidade social e dificuldades financeiras. O objetivo é sensibilizar e educar para evitar que essas situações aconteçam”.
A Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência continuará com atividades de conscientização e educação sexual ao longo do ano, integrando os serviços de saúde e educação para ampliar o alcance das ações. Com um planejamento estratégico e o envolvimento de diversas frentes, a SMS busca reduzir os índices de gravidez precoce e oferecer suporte integral aos adolescentes do município.




Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Wellen Cristina, sob supervisão
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL