Profissionais da saúde participaram, no dia 11, de uma capacitação voltada à assistência de qualidade no pré-natal de adolescentes. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das Coordenações de Saúde da Mulher e de Nutrição e Saúde da Criança e Adolescente, e aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Com o tema “Qualidade na Assistência ao Pré-Natal: Melhores Práticas”, a capacitação foi conduzida pela enfermeira Denizia Francisco, especialista em saúde materno-infantil. Além disso, a enfermeira Neilanne Batista, da Vigilância em Saúde, ministrou uma palestra sobre o preenchimento adequado da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), documento essencial para monitoramento e encaminhamento dos casos.

A iniciativa faz parte da Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que terá ações educativas ao longo do ano. Segundo Nayane Wolff, coordenadora de Nutrição e Saúde da Criança e Adolescente, a campanha tem um papel fundamental na prevenção e na educação sexual.

“Esse é o primeiro ano que realizamos essa campanha dentro da Saúde. Ela se mostra essencial para trabalharmos com prevenção e educação sexual dos adolescentes. Estaremos promovendo rodas de conversa nas escolas junto ao Programa Saúde na Escola (PSE) e nossas ações vão se estender por todo o ano”, afirma.

Os dados reforçam a relevância da iniciativa: em 2024. Foram registrados mais de 540 casos de gravidez na adolescência em Marabá, segundo informações da Vigilância Epidemiológica. A capacitação tem o objetivo de qualificar o atendimento nos serviços de saúde, capacitando profissionais para um melhor acolhimento e acompanhamento das adolescentes gestantes.

Para Nacaíra Caldas, coordenadora de Saúde da Mulher, a capacitação visa garantir um atendimento mais humanizado e eficiente.

“Nosso foco é melhorar a qualidade da assistência ao pré-natal e estruturar o passo a passo adequado para esses casos. Além disso, teremos palestras de prevenção em escolas, para conscientizar os jovens sobre a importância da educação sexual”, explica. A abertura oficial da campanha será realizada no dia 20 de fevereiro na Escola Jonathas Pontes Atias, na Folha 16, e contará com uma programação especial.

Jafia Oliveira Reis, coordenadora da Saúde do Homem, destaca a importância da participação masculina na discussão sobre gravidez na adolescência.

“Esse é um tema que envolve toda a sociedade. Precisamos discutir as consequências da gravidez precoce para os adolescentes, tanto meninas quanto meninos, abordando questões como evasão escolar, vulnerabilidade social e dificuldades financeiras. O objetivo é sensibilizar e educar para evitar que essas situações aconteçam”.

A Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência continuará com atividades de conscientização e educação sexual ao longo do ano, integrando os serviços de saúde e educação para ampliar o alcance das ações. Com um planejamento estratégico e o envolvimento de diversas frentes, a SMS busca reduzir os índices de gravidez precoce e oferecer suporte integral aos adolescentes do município.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Wellen Cristina, sob supervisão