
Seaspac: Marabá recebe projeto UNA Parque que visa inclusão e acessibilidade
A cidade de Marabá receberá o projeto da Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA Parque), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sediada em Brasília. O projeto ocorrerá em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), durante uma semana nos meses de março, abril e maio. Nesse período desenvolverá atividades de paracanoagem, yoga, stand up paddle adaptado para cadeirantes e horta, prioritariamente para pessoas com deficiência, entre 14 e 40 anos.
A parceria para que a UNA Parque viesse para Marabá surgiu a partir da intermediação do Deputado Federal Joaquim Passarinho e será colocada em prática por meio de emenda parlamentar. A instalação de um dos contêineres, onde funcionará o projeto, ocorreu na Colônia Z-30 às margens do Rio Tocantins, para a realização das aulas de paracanoagem e stand up paddle.
O prefeito Toni Cunha ressalta a importância de iniciativas como a UNA Parque para o desenvolvimento de atividades voltadas para pessoas com deficiência.


“O foco principal são aulas de canoagem para pessoas com deficiência, mas outros esportes também, mostrando a nossa preocupação com a inclusão, com a acessibilidade, que as pessoas com deficiência podem, sim, fazer muito no esporte e em tudo que quiser. A gente precisa dar acessibilidade, que é isso que a UNA propõe no sentido de incluir essas pessoas tão importantes para a nossa sociedade”, comenta.
Como parceira para realização do projeto em Marabá, a Seaspac reuniu também com entidades como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e outros equipamentos da Política de Assistência Social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), articulando e divulgando as ações do Projeto UNA Parque. A titular da pasta, Mônica Thompson, destaca que a secretaria empreende esforços para garantir a realização do projeto.


“Estaremos sempre à disposição para esses projetos, que serão de suma importância para essa população, pessoas com deficiência. Enquanto Secretaria de Assistência Social daremos todo o suporte necessário para que o projeto possa se desenvolver ao longo desses três meses da melhor forma possível. Engajaremos outras atividades que vão se assemelhar com o objetivo do projeto como palestra, algumas oficinas, alguns atendimentos relacionados à Política de Assistência Social”, afirma a secretária.
O UNA Parque surgiu em 2014 como time de paracanoagem. Com o tempo, passou a ter outras atividades como tênis de mesa e tiro com arco, sempre visando a acessibilidade e inclusão.


ladeada pela primeira-dama Lanuzia Lobo e pelo Prefeito Toni Cunha
A presidente e idealizadora do UNA Parque, Andréa Lopes, compartilha que a canoagem foi uma salvação para sua vida, que a fez se sentir incluída. Com o esporte, ela conseguiu chegar à seleção brasileira de paracanoagem e foi campeã sul-americana na modalidade. Ela explica como funcionará o projeto e o objetivo da iniciativa.
“As vagas principais são das pessoas com deficiência, mas as remanescentes a gente vai abrir para as pessoas sem deficiência. Não adianta criar um mundo só para pessoas com deficiência, que eu vou estar excluindo igual, então, a nossa ideia é justamente criar um mundo de pertencimento, de inclusão, onde pessoas com e sem deficiência convivem no mesmo espaço, pratiquem as mesmas atividades e a mesma situação de igualdade”, conta.
A primeira-dama Lanúzia Lobo aponta que projetos como o UNA Parque são necessários por possibilitar aos participantes opções de esporte e lazer, fomentando a inclusão e o desenvolvimento pessoal.


“Isso afeta diretamente o senso de autoestima, de autoconfiança, de autoimagem deles. A gente fica muito feliz de poder oferecer essa variedade, esse esporte novo, a canoagem, para esse público de Marabá. A gente está muito feliz com isso. A gente deseja que essa inclusão seja real, que aconteça de uma maneira eficaz na nossa cidade, de uma maneira concreta, materializar a inclusão social na nossa sociedade”, avalia.
A previsão é que as atividades do UNA Parque iniciem no dia 10 de março, sempre às segundas, terças, quartas e quintas.




Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Igor Leite
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL