
Cidade: Várias secretarias atuam no projeto “Todos contra a Dengue”
A ação conjunta do projeto piloto “Todos Contra a Dengue”, coordenador pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi realizado no bairro Independência, no núcleo Cidade Nova, nos dias 26 e 27 de fevereiro. O Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) e a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) estão recolhendo os entulhos e materiais que podem servir de criadouro do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.



Como o projeto piloto tem apoio de várias outras secretarias e autarquias da gestão, enquanto SSAM e Sevop fazem a limpeza, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS) percorreram novas quadras do bairro para reforçar a orientação à população e eliminar focos do mosquito, como ressalta o coordenador de Vigilância Ambiental e de Endemias, Bruno Anchieta.



“Os ACSs fazem o acompanhamento das famílias e, caso identifiquem alguém com sintomas de dengue, encaminham imediatamente para a Unidade de Saúde da Família Dr. Emerson Caselli. Já os ACEs atuam no controle vetorial, esvaziando recipientes com água, aplicando larvicidas e orientando os moradores sobre prevenção”, explicou.


Além disso, o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), promoveu uma ação educativa na Escola Municipal Professora Ana Creusa da Silva Bezerra. Durante a atividade, alunos do curso de Medicina da FACIMPA auxiliaram na conscientização de estudantes sobre os riscos da dengue e as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito.
Neste período chuvoso, agente de endemias Ivanete Barbosa pontua que a atenção deve ser redobrada. “Nessa época, o mosquito se desenvolve mais rápido. Nossa equipe visita cerca de 20 a 25 casas por dia, sempre alertando os moradores para verificarem seus quintais e eliminarem qualquer recipiente que possa acumular água”, detalhou.


Para o aposentado Valdemar da Silva, a visita dos agentes é essencial para reforçar os cuidados preventivos. “Aqui em casa, a gente já tem esse cuidado, sempre virando as latas para não acumular água. Acho muito importante esse trabalho, porque a dengue é perigosa”, afirmou.


A mobilização no bairro Independência contou com visitas domiciliares, orientação e remoção de materiais que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. A próxima mobilização do projeto piloto será no núcleo pioneiro da cidade.


Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Igor Leite
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL