
Cheia dos Rios: Famílias em abrigos são atendidas pela Defesa Civil
Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Marabá (Compdec), 24 famílias foram realocados em três, dos 13 abrigos oficiais estabelecidos pela Prefeitura. Além disso, há 73 famílias alojadas, ou seja, em casas de parentes e familiares e 13 ilhadas. Os dados são do boletim da Compdec desta quinta-feira, 06 de março.
“Nós temos três abrigos já abertos, o da Praça Paulo Marabá, na entrada da Marabá Pioneira, o abrigo da Igreja Católica, no bairro Amapá, e o da Avenida Tocantins, no bairro Belo Horizonte. Nesses abrigos, as famílias que foram afetadas, nós já as transportamos sob tutela da Prefeitura e Defesa Civil. A estrutura comporta piso, banheiro, caixa d’água, onde estamos fazendo o abastecimento diário, energia, banheiros químicos, com limpeza diária, para poder dar a estrutura necessária para as famílias afetadas pela enchente”, destaca o coronel Marcus Victor Norat, diretor da Defesa Civil.


Ou seja, as famílias nos abrigos recebem toda assistência necessária da Defesa Civil que, juntamente com a Secretaria de Viação e Obras Públicas, continua a construção e organização de outros abrigos. Uma delas famílias abrigadas é a da dona de casa Sandra Pereira, que está na praça Paulo Marabá.
“A minha casa já estava toda rodeada de água. O pessoal da Defesa Civil veio e fez minha mudança. Estamos aqui, graças a Deus, até agora está bom, tudo limpinho, já limparam os banheiros hoje, a água abastecida, tudo organizado”, declarou.


Seu Walteí Araújo, que é autônomo, também abrigado, agradeceu a assistência recebida.
“O horário que fizeram minha mudança, foi na hora certa, um trabalho excelente. Não dá pra negar o que é verdade. Antecipadamente, eles fizeram os barracos e passaram para levar as famílias que estão em risco. Estou em um abrigo bom, graças a Deus, tudo forrado, energia, está tudo ok e estão fazendo mais e mais abrigos. Antigamente, a enchente vinha e nós estávamos dentro de casa, agora saímos antes, gostei da agilidade”, afirmou.


O abrigo do bairro Amapá está, no momento, com 13 famílias. Entre elas, a da Jarina de Araújo Silva, que está com os três filhos.
“Da outra vez, eu fiquei em casa e a água chegou até a porta, eu me agoniei com as crianças, por isso que a gente veio pra cá logo. Fui bem acolhida, com as crianças, aí a gente tá achando bom aqui no abrigo”, elogiou.


Confira outras fotos:



Texto: Sarah Maria
Foto: Sara Lopes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL