Na manhã desta quarta-feira (16), foi a realizada a primeira reunião de planejamento do 38º Festejo Junino de Marabá. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) e contou com a presença do vice-prefeito João Tatagiba, dos secretários de Cultura, Genival Crescêncio, e de Segurança, Coronel Denner Favacho.

Durante a reunião o secretário de Cultura Genival Crescêncio fez a apresentação do planejamento, contendo informações sobre estrutura e programação do evento, mapa da área onde o festejo será realizado, regras de credenciamento de vendedores ambulantes, acesso do público e de integrantes dos grupos juninos, rotas de trânsito, estacionamentos, estratégia de emergências entre outras.

“Nós estamos antecipando o planejamento visando corrigir os erros que tivemos ano passado e, assim, possamos realizar um festejo junino melhor. Para isso contamos com a integração de todas as secretarias envolvidas para ajustar os detalhes”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Genival Crescêncio.

Também foram convocados representantes das secretarias de Saúde, Obras, Comunicação, Assistência Social e Meio Ambiente, além dos Departamentos de Trânsito e Postura, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) e da Defesa Civil Municipal.

De acordo com o Coronel Favacho, secretário de Segurança Institucional de Marabá, essa etapa de planejamento é fundamental para garantir uma experiência mais organizada e segura para o público.

Coronel Favacho, secretário de Segurança Institucional de Marabá

“A gente vai fazer igual nós fizemos para o Aniversário de Marabá. A Cultura vai trazer todo o planejamento dela. A partir daí, fazeremos o nosso primeiro esboço de segurança. E nas próximas reuniões vamos adequando de acordo com as necessidades que vão surgindo. No final, a Segurança acata o melhor para o evento, porque primordialmente é isso que vamos visar novamente”.

Durante a reunião, o vice-prefeito, João Tatagiba, reforçou que a meta da atual gestão municipal é elevar a experiência turística do Festejo Junino de Marabá, para que tanto a população marabaense quanto os visitantes sejam bem recebidos e sintam-se incentivados a contribuir com a geração de renda durante os 10 dias de evento. Por isso, a articulação entre os órgãos municipais torna-se imprescindível para evitar os transtornos registrados em eventos anteriores.

João Tatagiba, vice-prefeito

“Nós reunimos aqui várias secretarias para analisar o que ficou faltando, o que aconteceu de errado, se aconteceu errado nos eventos anteriores, para que a gente não deixe acontecer nesses de agora. E estudando modos e meios, para darmos melhor fluência no trânsito, no estacionamento, e fazer com que todas as secretarias que sejam necessárias se façam presentes no evento, para que a gente atenda a população com aquilo que espera da gente. A preocupação da gestão é fazer um grande evento e um evento sem transtornos. Essa é a nossa meta”, declarou o vice-prefeito.

O 38º Festejo Junino de Marabá será realizado nas quadras da Colônia Z-30, na Orla do Rio Tocantins, Marabá Pioneira, no período de 20 a 29 de junho de 2025. A organização do evento será ajustada em novas reuniões com representantes de secretarias e departamentos municipais envolvidos até que o planejamento seja consolidado e, posteriormente, seja iniciada a execução.

Texto e fotos: Fabiane Barbosa