
Piscicultura: Seagri e Sedap incentivam vendedores de peixes com entrega de kits
No feriado de Semana Santa, os pratos com peixes dominam os lares paraenses devido a tradição da data. O comércio pesqueiro vira ponto turístico nesse período e atrai compradores que buscam o melhor pescado para o almoço em família.
Visando o incentivo ao comércio desse segmento, todos os anos no período desse feriado, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) lança em todo o Pará a campanha “Feira do Pescado” com o objetivo de movimentar ainda mais o mercado pesqueiro. A campanha é feita com entrega de kits que os vendedores utilizam durante o expediente como bonés, aventais e camisas. Em Marabá, a ação ocorre por meio da Secretaria de Agricultura de Marabá (Seagri) que também dá todo o suporte necessário ao comerciante.
Fábio Henrique Alves, coordenador da Sedap, pontua a importância da iniciativa do trabalho para o comércio paraense e da parceria com a Seagri, com a oferta de um produto de qualidade do piscicultor direto aos consumidores:


“A gente vem dando esse aporte na Feira do Peixe na questão dos kits, e também da assistência nos cursos e palestras que ministramos nos assentamentos, a pedido da secretaria ou dos próprios produtores. Ficamos à disposição da secretaria para trabalhar, não só a questão da pesca, mas todo o processo da cadeia produtiva do pescado e de outras atividades afins da agricultura, pecuária e pesca do estado do Pará”.
O secretário da Seagri, Hiron Farias, reforça como o projeto contribui para o estímulo do comércio pesqueiro de Marabá.


“Então enquanto Secretaria de Agricultura incentivamos a produção do pescado e agora, nessa Semana Santa, mais diretamente colaborando com a venda também e chamando toda a família marabaense a passar aqui na Folha 28, na Feira do Pescado e levar o seu peixe”, conclui.
Antônio Alves, pescador há aproximadamente 25 anos, relata que a Feira do Pescado traz uma importante motivação com a entrega dos kits, tendo em vista que os trajes da profissão necessitam de constante troca.


“Achei muito legal sobre isso daí”. Já Ingrid Ferreira, que trabalha com a mãe, fala do impulso que a campanha traz nas vendas. “Achei bom, achei que eles colocaram as tendas que ajudaram muito aqui, porque ano passado a gente ficou aqui no sol quente. Aí achei muito legal o avental, as camisas, o chapéu. Ficou bem legal”, comenta.
A Sedap entrega os kits mediante solicitação da secretaria de cada cidade. Em Marabá foram entregues 30 kits, já em toda a região do Carajás, a contabilização é de mais de 200 entregas. Garantir que alimentos de qualidade cheguem às mesas da população, é um dos trabalhos da prefeitura para os moradores de Marabá.









Texto: Kauã Fhillipe, estagiário sob supervisão de Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL