“Todas as faixas etárias devem ter essa experiência com a contação de histórias”, Glecia Sousa, coordenadora da Biblioteca

Contação de histórias, recital de poesias, caixa de música, trilha da leitura, contexto histórico e distribuição de livros fizeram parte da programação da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, na noite desta segunda-feira (12). Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio “Gaspar Vianna” (Anexo I), que fica na Folha 33, Nova Marabá, em Marabá, participaram das atividades. A visita à instituição compõe uma das ações do Projeto “Melhoria Saeb” (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que além de estimular a leitura, visa aprimorar a proficiência dos discentes em exames externos.

Glecia Sousa, coordenadora da Biblioteca Orlando Lima Lobo, destacou que a instituição tem o intuito de receber não apenas crianças, adolescentes, mas também alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), assim como jovens do Ensino Médio regular.

“Todas as faixas etárias devem ter essa experiência com a contação de histórias. A gente percebe que, no mundo que estamos inserido hoje, nós precisamos também trazer esse público adulto para vir para esse espaço, para ele entender que programações como essa fazem parte do crescimento, do conhecimento deles, e que momentos que envolvem a contação de histórias, a literatura em si, faz com que melhore o desenvolvimento deles tanto na vida acadêmica como na vida profissional”, destaca.

A Biblioteca possui cerca de 10 mil exemplares e é aberta ao público. Durante as atividades, a professora Patrícia Padilha, que faz parte do grupo de contação de histórias da biblioteca, explanou a obra “A casa que o Pedro fez”, além de interagir com alunos na caixa de música, enquanto Glecia Sousa, dramatizou com alunos a obra “A revolta do Rio”, o poeta Adão Almeida recitou poemas, além de relatar o contexto histórico da biblioteca.

Acerca da lei 15.100/25, que proíbe o uso do celular, a coordenadora da biblioteca explica que o aparelho é um dos maiores empecilhos hoje em dia para que as pessoas passem a gostar do hábito da leitura. “Eles têm acesso a tudo, a todo tipo de resposta, de informação que eles precisarem ler em curto tempo. Então é mais fácil eles se voltarem para um celular do que pegar um livro e de fato ler com calma e aprender tudo o que eles podem aprender através da leitura”, lembra Glecia Sousa.

Repercussão

Acompanhando os alunos, a coordenadora da Escola Gaspar Vianna Anexo I, Maria da Luz Rodrigues da Silva, enfatizou que a escola promove várias estratégias diferentes na tentativa de motivar os alunos.

“É um momento significativo para eles e proporcionar uma atividade dessa forma, onde eles puderam ter contato com um espaço, uma biblioteca estruturada, um ambiente onde eles puderam ver diversas formas de manifestação, de leitura, como recital de poesias, com contação de história, é muito significativo para eles, e com certeza trouxe algo muito especial proporcionado pelos professores, pela professora de português Emilly Coelho que está sempre buscando algo novo para os alunos, dentro e fora da escola, e isso só engrandece essas estratégias tão importantes e significativas para nossos alunos”, explica Maria da Luz, acrescentando que, tudo isso é para melhorar, desde a frequência, aprendizado, rendimento e qualidade de ensino desses alunos.

Participaram da programação cerca de 40 alunos do Ensino Médio da Escola Gaspar Vianna, Anexo I. Entre eles, Wátila Sousa Salles, de 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio, mora na Folha 33 e nunca tinha visitado o espaço da Biblioteca Municipal. “Estou achando legal, divertido as dinâmicas que eles fizeram com a gente. A oportunidade que foi dada para a pessoa poder expressar algum poema é legal interagir de todas as formas, porque aprender não é só uma sala de aula com quadro, é importante essas interações fora da escola”, opinou.

Texto e Fotos: Professora e jornalista Emilly Coelho

Confira outras fotos: