Em alusão ao Dia Mundial da Doação do Leite Materno, comemorado em 19 de maio, o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil (HMI) realizou uma ação social com diversos atendimentos de saúde e coletou frascos de café solúvel para armazenamento de leite humano, no sábado, 17, dentro do Supermercado Líder.

A ação contou com vacinação, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, e orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis promovidos pelo CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada) om. e os serviços do Banco de Leite, além de coleta dos frascos de vidro para o armazenamento do leite humano no HMI.

O prefeito de Marabá, Toni Cunha, que participou da ação e ressaltou o quanto a amamentação promove saúde nas crianças, exemplificando o filho.

“Eu sou pai de primeira viagem. Há sete meses sou pai do Antônio, vulgo Toninho, e ele nunca pegou um resfriado, graças a Deus, e não há de pegar. Eu acho que é pelo cuidado que a mãe tem em amamentar sempre que ele pede, sempre que precisa. A gente sabe que tem muitos nutrientes, que o bebê adquire mais resistência. E a gente atribui muito isso, evidentemente, às vacinas que ele toma, aos cuidados que a mãe tem, mas também ao leite materno. Parabéns, e que essa campanha possa incentivar cada vez mais mulheres a fazer questão de amamentar os seus bebês e que a gente possa arrecadar leite materno para aquelas que por algum problema não puderam amamentar seus filhos”, enfatiza.

A coordenadora do Banco de Leite e responsável pela ação, Ligia Viana, explica que o leite materno arrecadado das doações das mães serve para alimentar os bebês que estão internados na UCI do HMI e que precisam dessa alimentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida. “Essa data justamente vem para trazer informações de proteção, promoção do aleitamento materno, para que as pacientes que são atendidas no HMI possam ter a noção de qual a importância dessa entrega desse leite doado para o nosso banco de leite”, esclarece.

A estudante de medicina, Adriane Nunes, levou o neto para se vacinar na ação. Ela ressaltou o quanto o HMI precisa de doações, que já ajudaram o netinho. “O Hospital Materno Infantil necessita dessas doações de leite, onde já salvou muitas crianças, inclusive meu neto que está aqui, que nasceu prematuro, que ficou lá, usou desse leite na época. Hoje ele está com oito anos e eu estou aqui para colaborar e ao mesmo tempo agradecer essa parte que faz a diferença”, fundamenta.

A ação contou com aferição de pressão e glicemia medidos pelos acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera. Segundo Carla Nogueira, coordenadora do curso, mais ações serão promovidas com essa parceria. “Com o aleitamento materno foi a nossa primeira vez, deu muito certo, então virão novas ações juntamente com a Anhanguera e os nossos acadêmicos. Nós fizemos em média uns 60 atendimentos”, frisa.

Um dos atendimentos mais procurados foi o da vacinação para quem queria completar a carteirinha, como pontuou Carleane Batista, técnica em enfermagem. “A procura tá maravilhosa. O supermercado é um lugar que é mais procurado. O público aqui, todo tipo de pessoas, então as mães, as crianças já aproveitam e saem daqui com a carteirinha, todo mundo atualizado”, informa.

Cristino Carreira, ouvidor geral do município, participou da campanha doando o frasco de café para o banco de leite. “É muito importante essas ações estão acontecendo para facilitar a amamentação, a alimentação das crianças que mais precisam. Estão de parabéns a Secretaria de Saúde, Prefeitura e o Hospital Materno Infantil, e sempre que pudermos, estaremos aqui para prestigiar”, encerra.

Camila Abreu, diretora de Alta e Média Complexidade (Demac) da SMS, também passou na ação e contemplou a iniciativa. “É importante vir conhecer porque muita gente não sabe da importância, não sabe que existe e sabemos que é um ato tão pequeno, tão simples que dá um reflexo maravilhoso, salva vidas. Então, a gente precisa conhecer o projeto, precisa conhecer o que é a doação de leite, o que é o banco de leite”, argumenta.  

Serviço

Banco de Leite Humano
Para doar, as mamães podem ligar para o número 94 3322-5751 e o Instagram @juntospelaamamentacao

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Waishington Bill