A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) inicia mais uma semana de trabalho intensivo da Operação Tapa-Buraco em diversos pontos estratégicos da cidade. Nesta segunda-feira, 26 de maio, as equipes concentram esforços em duas frentes: na Folha 27, no núcleo Nova Marabá e no tradicional bairro Francisco Coelho, localizado na Marabá Pioneira.

As ações na Folhas 27 começaram na Quadra 17, onde a equipe A realiza a recuperação do pavimento, visando melhorar a trafegabilidade e a segurança para motoristas e pedestres. Após a conclusão deste trecho, o trabalho será direcionado para as Folhas 17 e 23, que também demandam intervenção devido ao desgaste acentuado do asfalto.

De acordo com a coordenação da Sevop, o cronograma é seguido de forma criteriosa, priorizando vias que apresentam maior comprometimento e que são fundamentais para o deslocamento da população. A operação inclui a retirada do material danificado, preparação da base e aplicação de nova camada asfáltica.

Na semana passada, entre os dias 19 e 23 de maio, a equipe A realizou uma série de intervenções importantes na Nova Marabá. Entre os locais atendidos estiveram a Folha 27, Quadra 12, Lote 36, na conhecida rua do Café da Neguinha, além da Avenida VE 01, na Folha 07, onde foi solucionado um problema crônico de buraco próximo a Cosanpa.

Outro ponto de destaque foi a recuperação da rua da Grota Criminosa, uma importante ligação entre as Folhas 23 e 26, que vinha causando transtornos à população devido às condições precárias da pista. A equipe também atuou na rua V 178, na Folha 16, além de concluir os serviços na Quadra 14, Lote 01 A, no mesmo bairro. Já na Folha 17, próximo ao Cassiano, outra intervenção garantiu melhores condições de tráfego.

Enquanto a equipe A segue com a programação nas Folhas da Nova Marabá, a equipe B iniciou nesta segunda-feira, 26, o trabalho na Orla da Marabá Pioneira, no trecho que vai do início da Orla até o Encontro dos Rios. Além disso, parte da equipe também se deslocou para o bairro Cabelo Seco, uma das áreas mais tradicionais da cidade, para atender à demanda de recuperação de vias.

A atuação no bairro busca melhorar a mobilidade urbana e reforçar a segurança, especialmente em trechos utilizados por pedestres e veículos de pequeno porte.

O cronograma da Operação Tapa-Buraco também contempla ações na zona rural. No próximo sábado, 31 de maio, está prevista a continuidade da recuperação de via na Vila Sororó, no km 35. O trabalho na localidade, iniciado em semanas anteriores, tem como objetivo melhorar o acesso para moradores, produtores rurais e o escoamento da produção agrícola.

A Operação Tapa-Buraco é uma iniciativa permanente da Prefeitura de Marabá, visando manter as condições adequadas das vias urbanas e rurais, promovendo segurança, conforto e qualidade de vida para todos os marabaenses.

Durante os trabalhos, agentes orientam motoristas e pedestres quanto ao tráfego nos locais de intervenção, buscando minimizar os transtornos e evitar acidentes. 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Lúcio Silva