
SSAM: Projeto Ilumina Marabá chega à Folha 16 e garante mais segurança para a população
Iniciado no dia 15 de maio, o Projeto Ilumina Marabá, coordenado pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), chegou à Folha 16 na última semana com a substituição das lâmpadas dos postes pelas luminárias em LED. O investimento marca um divisor de águas na infraestrutura urbana da cidade, com foco na eficiência energética, na modernização dos serviços públicos e na segurança da população com as vias mais iluminadas.
O diretor-presidente do SSAM, Mancipor Lopes, relata que a aproximação do Círio e o começo das festividades tornou necessário adiantar o serviço no local.


“Nós resolvemos trazer o projeto Ilumina Marabá para clarear ainda mais o espaço. Estamos fazendo todo o entorno da praça para que os fiéis tenham um pouco mais de segurança e tranquilidade no período do festejo. Nós estamos avançando para que Marabá fique mais iluminada, mais segura e para elevar a autoestima de todos os nossos Marabaenses. Vamos continuar. Como diz o nosso prefeito, pega subindo e descendo é contramão”, aborda Mancipor.
São nove equipes trabalhando, sendo seis durante o dia e duas à noite para que o serviço chegue em todos os bairros da cidade. O gerente de operações do Consórcio TS, Alisson Lima, explica que as duas equipes da noite fazem a instalação em uma rua ou avenida de uma vez só para que o trabalho seja mais eficiente.


“Hoje estamos com duas equipes trabalhando à noite. Geralmente eu as situo em locais diferentes pra gente fazer uma avenida toda. Quando a gente pega uma OS, já vai pra fazer a avenida toda de uma vez. Então, geralmente eu seleciono uma rua onde tem várias OS. A gente faz dessa forma porque assim a gente progride mais rápido, fica mais bonito o serviço, contemplando a rua toda. Essa semana estamos aqui e em Morada Nova. Nós temos nove equipes trabalhando até o momento e ainda vai aumentar. Como nós já concluímos a Velha Marabá e o bairro Amapá, a ordem é fazer Morada Nova”, descreve Alisson.
No total, contando com a instalação da Folha 16, já foram cerca de 1.500 lâmpadas instaladas. Segundo Alisson, algumas equipes fazem 20 trocas por dia e outras que chegam a fazer 35 trocas por dia, dependendo da dificuldade que encontram, como emaranhado de fios ou localização do poste.
“A gente está com muita dificuldade, pois os postes estão cheios de fios, tem fios de empresa de internet enrolada nos braços da luminária e isso aí atrapalha muito. Em uns aqui na Folha 16, ele conseguiu trocar o braço, mas estava com dificuldade. Ontem mesmo a gente foi fazer um serviço e demorou quase uma hora e meia para trocar uma lâmpada aqui na folha 28, por causa do amaranhado de fio que tem. Aos poucos as equipes vão aumentando o ritmo, vão conseguir produzir mais e a gente vai evoluindo cada vez mais”, argumenta.
A auxiliar de contabilidade, Ana Lúcia Souza, sempre passa pela praça fazendo caminhada e parabeniza o Ilumina Marabá, pois trouxe uma boa visibilidade.


“A nossa Folha está revitalizada, foi tirada a luz amarela, foi colocada uma luz de amplitude onde nós moradores e transeuntes nos sentimos mais seguros. Eu só tenho que parabenizar. Luz amarela não é pra nossa cidade, é pra estrada. Ficou muito bom, muito melhor para os nossos olhos, maravilhoso. Agora temos uma certa liberdade de passear até naquela nossa pracinha que a gente evitava um pouco. E aqui a nossa Folha oferece tanta área de lazer e a gente ficava trancada em casa”, pontua.
Quem estava passando pelo local e também parou para admirar a nova iluminação foi o autônomo Sial Silva, que mora na Folha 16 há alguns anos e afirma que a iniciativa só vai trazer benefícios para a cidade.


“Aquela luz amarela incomoda bastante, tanto é que na visibilidade é horrível, então eu acho que é proveitosa toda essa iluminação por LED, que só tem a melhorar na cidade. É bem-vinda para todos, porque uma cidade boa é iluminada à noite”, frisa.
A também autônoma e líder comunitária Silvana Costa Gonçalves mora em uma das ruas iluminadas com as novas luminárias e agradece o trabalho realizado.


“Excelente iluminação, está super aprovada. Parabéns para o nosso prefeito em nome da nossa Folha 16. As lâmpadas eram muito fraquinhas, você tinha que colocar as lâmpadas na frente da sua casa, você nem precisa colocar mais, porque as lâmpadas da rua clareiam tudo”, destaca.
Histórico
A Prefeitura de Marabá deu início ao Projeto Ilumina Marabá com a meta de substituir todas as lâmpadas da rede de iluminação pública urbana e rural por luminárias de LED. Atualmente, Marabá possui cerca de 32.800 pontos de iluminação, dos quais apenas cerca de 2.800 já utilizam a tecnologia LED.
O novo projeto prevê que, em até dez meses, todos esses pontos estejam convertidos para o novo sistema, que vai permitir uma economia de mais de R$ 600 mil por mês nos custos com energia elétrica.
O projeto teve início na Marabá Pioneira, núcleo histórico da cidade, onde já está totalmente concluído, funcionando como um modelo inicial para o cronograma que passou pelo bairro Amapá, parte da Folha 16 e segue em Morada Nova.
Algumas ruas com maior demanda também já receberam a nova iluminação como a Travessa Planalto, que começa no cruzamento com a Avenida Sororó, no bairro Liberdade e chega até a Avenida Manaus, no bairro Belo Horizonte; na Avenida Brasil, bairro Liberdade e outras ruas no bairro Infraero o trabalho também já foi iniciado;
A Rua Rio Grande do Sul, da Avenida Tocantins até a Avenida Minas Gerais, e a rua Piauí, da Avenida Manaus até a Minas Gerais, no bairro Belo Horizonte já estão com a nova iluminação; As ruas 7 e 10, no bairro Vale do Itacaiúnas já foram concluídas também, e em Morada Nova, 50% dos serviços já foram concluídos.
Execução em ritmo acelerado
A troca das luminárias está sendo realizada pelo consórcio TS, com nove equipes de campo equipadas com caminhões tipo Sky e Munck, capazes de atender diferentes tipos de vias.
As lâmpadas instaladas têm capacidade de 150 watts e duração de até 15 anos. Além de melhorar a iluminação de vias públicas e a estética da cidade, a nova iluminação é necessária porque ajuda na segurança pública, acabando com pontos de escuridão pela cidade.
Para garantir um atendimento mais eficiente, por meio de um novo software, será instalado um moderno sistema de monitoramento com acompanhamento em tempo real para tornar o atendimento mais rápido. Com esse software o cidadão poderá solicitar a demanda via link ou 0800. Portanto, o projeto vai tornar a iluminação pública mais eficiente e moderna, de forma mais rápida, buscando reduzir os custos envolvidos.
Um alerta importante é que os motoristas não deixem seus veículos estacionados próximo aos postes para facilitar o trabalho das equipes que fazem a substituição das luminárias.




Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes
Post Recentes
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL