A promoção da equidade racial é o tema do IV Encontro Municipal do Censo Escolar de Marabá. Cerca de 400 participantes, entre diretores, secretários e auxiliares de secretaria participam do evento, que ocorre no Teatro Eduardo Abdelnor, na Folha 16.

O Censo Escolar é necessário para fazer o diagnóstico da educação brasileira e, com os dados coletados, planejar de maneira mais eficiente as políticas públicas educacionais e, no que diz respeito ao recorte racial, pensar em ações efetivas que atendam às demandas relacionadas ao combate ao racismo. O secretário de Educação de Marabá, Cristiano Lopes, avalia a relevância da temática escolhida para 2025.

“Esse ano temos uma temática extremamente importante, que é a equidade racial, um tema que vai além da parte financeira, mas também tem relevância na educação antirracista, para que a escola seja esse espaço não só de transformação, mas também de luta contra o racismo e tem que começar na escola. A escola não pode abdicar dessa missão de educar para a vida, e que seja uma educação antirracista”.

O Censo Escolar de Marabá em 2024 finalizou com mais de 49 mil alunos matriculados. Esse dado sofre alteração com a entrada e saída de alunos ao longo de 2025. Além de informações a respeito de raça, também são coletadas informações como gênero, estrutura escolar, onde o aluno mora, entre outras.

“São elementos que o governo faz sistematização de dados e, a partir daí, a gente tem recursos. O Censo Escolar é o subsídio necessário para todas as políticas públicas da educação, dentre elas, transporte escolar, pagamento de servidor, livro didático, merenda escolar e formação docente e discente. Nós vamos observar nessa coleta de 2025 como está a nossa educação e propor políticas de melhoria, qualidade e inclusão, porque o nosso foco é trabalhar com qualidade e com inclusão para atender a todos, sem distinção de raça, cor, cultura ou religião”, explica Lindalva Martins, coordenadora do Censo Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed).

A coordenadora-geral do Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (INEP) ligado ao Ministério da Educação, Célia Gedeon, conheceu a equipe do Censo Escolar de Marabá há alguns anos e ficou impressionada com o trabalho executado no município, que se tornou referência para a região, tanto que representantes de outros municípios também participam do encontro.

“Marabá é um município que tem feito um trabalho realmente dedicado, um profissionalismo carinhoso que eu chamo, dedicado ao Censo Escolar nos últimos tempos. Eu tive o privilégio de conhecer a coordenação do censo de Marabá, em 2023, me encantei com o trabalho, com a responsabilidade, com o compromisso, com a dedicação. Mesmo com a agenda superlotada, priorizamos vir atender o município de Marabá, justamente por esse destaque na excelência do atendimento aos municípios vizinhos, às suas escolas. Então, o INEP e o MEC não poderiam deixar de prestigiar um trabalho tão dedicado assim”, ressalta Célia Gedeon.

A programação do encontro compreende palestras sobre a correlação entre Censo Escolar, equidade racial e índices do Ideb, exclusão escolar, equidade, direito à educação no Brasil e a importância da identidade étnico-racial no ambiente escolar. Também ocorrem apresentações com alunos da rede municipal.

Mariluce Leal, diretora da Escola João Anastácio de Queiroz, na Folha 16, participou do encontro e pontua como o encontro pode contribuir para a rede municipal de ensino.

“Hoje, as políticas públicas precisam ser direcionadas e são direcionadas através desse momento, dessa formação, desse conhecimento que a escola precisa ter”, afirma.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Lúcio Silva