
Obras: Na zona rural, mais de 7 mil km de estradas vicinais são requalificadas
Além do programa Ação Marabá, que já requalificou mais de 50 km de vias não pavimentadas na zona urbana, a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) promove as ações de manutenção e recuperação de estradas vicinais na zona rural do município, aproveitando o período de estiagem, garantindo melhores condições de tráfego para moradores e produtores rurais.
Entre os serviços realizados estão a requalificação de vias, com patrolamento e nivelamento do solo, além da realização de drenagem em áreas que sofreram com o impacto das chuvas no período do inverno. como explica Rômulo Galvão, diretor de transportes da Sevop.
“Estamos com quase dez frentes de trabalho atuando simultaneamente. Temos 7 mil quilômetros de estradas vicinais em Marabá e estamos focando especialmente nas rotas escolares e nas vias principais de escoamento da produção rural. É um compromisso do prefeito garantir o mínimo de qualidade de vida para quem mora nessas regiões”, afirmou.


Equipes da Sevop estão, atualmente, trabalhando em locais como o PDS Balão, onde uma patrol executa melhorias em cerca de 08 quilômetros de estrada no assentamento. Outras regiões beneficiadas incluem Tibiriçá, Pau Seco, Brejo do Meio e o PA Três Ilhas, que também recebem serviços de recuperação viária.
No Murumuru, localizado no Núcleo Morada Nova, as equipes operam com patrol, retroescavadeira e caçamba. A mesma estrutura está presente na região de Jatobá, com foco na requalificação das estradas principais.
Já na área das Vilas Três Poderes e Capistrano de Abreu, onde também se encontram comunidades como Macaco Careca, uma equipe ampliada atua com diversos equipamentos, incluindo escavadeira hidráulica, retroescavadeira, caçambas e prancha de transporte.
As ações se estendem ainda ao Cabo de Aço, próximo à Vila Capistrano, Vila Itainópolis, e aos Projetos de Assentamento Itacaíunas e Cedrinho, além do KM 21 e da comunidade escolar Marighella, onde, além da recuperação das vias, será iniciada uma nova obra com apoio de equipe e maquinário no local.
Rômulo Galvão destaca que, além de garantir o transporte seguro de estudantes da zona rural, os serviços têm impacto direto na vida econômica das comunidades rurais. “Essas vias são fundamentais não só para as crianças chegarem à escola, mas também para o escoamento da produção agrícola. É por isso que estamos planejando ampliar ainda mais a nossa capacidade de atendimento, com a previsão de dobrar a quantidade de maquinário destinado à zona rural. A aquisição de novas máquinas já está em licitação. A meta é continuar avançando com responsabilidade e compromisso com o povo do campo”, finalizou.
Confira algumas frentes de trabalho:













Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação Sevop
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL