
38º Festejo Junino: Consagração da Noda de Caju como vencedora do grupo B marca a nona noite festiva
A nona noite do 38º Festejo Junino de Marabá foi coroada com a decisão da competição entre as juninas do grupo B, que trouxe muito brilho e animação para a arena do complexo esportivo e cultural do bairro Santa Rosa no sábado, 28.
A grande surpresa dessa temporada foi a vencedora da noite, a Junina Noda de Caju, com 60,00 pontos. Seguida pela Junina Águia de Fogo, com 59,60 pontos e a terceira colocada foi a Junina Coração de Estudante, com 59,60 pontos. Como houve empate, o critério para desempate foi o quesito conjunto, onde a Águia de Fogo levou a melhor.
A grande noite de decisões foi aberta com a segunda colocada das juninas mirins, a Fogo no Rabo Mirim que se apresentou com o tema ‘Que Show da Xuxa é esse?’ que levou o público de volta aos tempos do programa infantil da apresentadora Xuxa. A coordenadora Clarice Dias disse que está muito agradecida por mais uma oportunidade de colocar a junina em quadra.


“Eu sou muito grata a Deus. Estou muito feliz com as outras juninas que chegaram ao pódio junto com a gente. E a primeira colocada, com certeza, ela lutou para estar onde está. Estou muito feliz por eles, pelo terceiro lugar também. Parabéns a todas as juninas mirim. Muito obrigada e parabéns”, agradece.
Em seguida chegou a vez da grande disputa entre as cinco juninas do grupo B classificadas para a final. Depois da apuração dos pontos, a Junina Noda de Caju foi revelada como a grande campeã, elevando-a ao grupo A. A junina surgiu ano passado no bairro Araguaia e já conquistou o primeiro lugar.
O diretor da junina, Marcos Antônio Brito relata que é uma sensação inexplicável.
“Foi uma batalha para apresentar, quadrilha hoje em dia está muito caro, o investimento é muito alto, mas a gente foi atrás do resultado, buscando com unhas, garras e dentes e veio o resultado positivo. É uma conquista memorável, é igual eu falei para os meninos lá embaixo, o papel está em branco, a hora de escrever a história é agora, e a gente conseguiu escrever nossa história hoje, mas o futuro só a Deus pertence”, declara Marcos.
A Junina Águia de Fogo ficou em segundo lugar e a terceira colocada, mais uma vez, foi a Junina Coração de Estudante. Cilmara Costeira, uma das coordenadoras da Junina Coração de Estudante conta como foi receber essa colocação.
“Já é o nosso quarto troféu em terceiro lugar, bateu na grave. Empatamos com a Águia de Fogo. A gente é uma junina do campo, muitos desafios, como vocês já sabem, 75 km vindo, vamos passar mais 75 km voltando. Ficar com o terceiro lugar, só honra e gratidão”, expõe.
As premiações individuais foram para o melhor marcador (a), melhor Rainha e melhor casal de noivos. Quem levou o troféu de melhor marcador foi Tafarel, da Junina Diamante Negro e a professora Wanessa Fortaleza, que agradece o prêmio que é mais direcionado para homens.


“A sensação é indescritível, até porque é um cargo sempre premiado para homens e ser premiada é de uma importância muito grande pra gente, representatividade na verdade”, destaca Wanessa, que ficou em segundo lugar em 2024 e foi a vencedora na categoria em 2022.
Entre as rainhas também houve empate e a Liga Cultural de Marabá (Licmab) juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) optaram por premiar todas. As vencedoras foram Paula Teles, da Junina Splendor Junino; Ana Melo, da Junina Águia de Fogo, e Pollianny Mourão, da Junina Noda de Caju.
Paula Teles afirma que foi uma surpresa ganhar a premiação, pois foi sua primeira vez como rainha.


“Nunca fui rainha na minha vida. Sempre fui destaque, mas rainha foi a primeira vez e eu tive muito apoio dos meus amigos. Eu me surpreendi com o que entreguei. Foi muito emocionante. Foi uma evolução muito grande. Agradeço a Deus e esse primeiro lugar eu dedico a minha mãe, que faleceu, e é pra ela”, disse emocionada.
Pollianny esteve fora do mundo junino e já retornou sendo eleita uma das melhores.




“Voltei esse ano e é muito gratificante voltar e receber o título de melhor rainha”, comemora.
Dois casais de noivos também ficaram empatados. Thiago Lopes e Ramilly Azevedo, da Junina Splendor Junino e Lucas e Marta, da Junina Águia de Fogo. Para Ramilly a sensação é maravilhosa. “A energia que a gente sente dentro da arena, tudo isso contribui muito. É gratificante, é maravilhoso”, pontua.
O noivo Thiago Lopes diz que é gratificante. “Foi muito trabalho, muita luta, só a gente sabe como é que foi. E é gratificante, a gente tá vendo que nosso trabalho foi bem feito. Só gratidão”, expressa.
O público lotou as arquibancadas e o espaço ao redor da arena com muita animação na torcida pelas juninas. A pedagoga Alessandra Antunes elogiou o festejo.


“O festejo está bem legal, bem organizado, gostei de ver. E esse espaço de PCD eu achei uma coisa incrível, porque garante acessibilidade para as pessoas com deficiência, para as pessoas com mobilidade reduzida como os idosos. Eu gostei da primeira quadrilha, muito bonita”, frisa.
A dona de casa Maricelina de Fátima Costa é de Recife, mas já mora em Marabá há 42 anos e assiste as apresentações todos os anos.


“Eu adoro festa junina. Todo ano estou aqui. Desde que eu cheguei em Marabá, todo ano venho assitir. Eu gosto de todas, mas estou torcendo pela Noda de Caju porque meu neto está dançando nela”, informa.
Praça de Alimentação
A praça de alimentação também estava lotada de pessoas dançando ao som de DJ Ylson, Nilva Burjack, Trio Paraíba e DJ Luan Hi-Fi ou nas barracas de alimentação onde se vendiam comidas típicas como tacacá, vatapá, maniçoba e outras guloseimas.
A estudante Nina Aparecida Pinheiro estava aproveitando a noite com o irmão e amigos. Ela achou tudo maravilhoso.


“Está tudo perfeito, uma maravilha, shows maravilhosos, praça de alimentação bem organizada. Não posso reclamar de nada. Eu gostei muito da decoração, as pessoas que estão trabalhando com as barracas estão bem preparadas, bem organizadas. Tem muito policiamento, estou me sentindo muito segura, tem tudo”, justifica.
O consultor de vendas Edmilson de Moura achou o show bem animado e o festejo divertido.


“Está 100%. Eu gostei. Está tudo a ver com o festejo junino. Marabá está de parabéns. Sou filho de Marabá e a primeira vez que eu vi, achei muito bom e muito animado esse festejo. Esse ano está mais animado que os anos anteriores”, conclui.











Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes e Rapharazzo
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL