Estudantes da rede municipal de ensino e que são atletas estiveram no gabinete do Prefeito de Marabá, Toni Cunha, para baterem um papo com o gestor municipal, compartilhando experiências no esporte. Entre as modalidades representadas estavam Judô e Karatê.

O aluno Elias Nascimento, da Escola Maria Ilan Jadão, no Residencial Cidade Jardim, atleta há seis anos, conquistou o primeiro lugar no Karatê durante os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). Ele é e comenta sobre a visita ao prefeito.

“É muito bom porque está sendo muito difícil para nós fazermos essas viagens, a questão da alimentação é difícil, do lugar para ficarmos, ônibus também”, ressaltou.

Na ocasião, a prefeitura demonstrou o compromisso em apoiar os atletas e fomentar as práticas esportivas entre os estudantes da rede de ensino. Umas das ideias é criar um fundo do esporte para subsidiar os atletas em viagens para as competições.

“É uma bolsa que na hora que você for classificado, se adequar aos requisitos dessa lei, a Prefeitura vai pagar passagem, hospedagem e custear o técnico dela. O mais importante do que, às vezes, a condição financeira é uma família, um professor, uma escola, que cuide de você. E por que eu estou dizendo isso? Porque o esporte é um grande instrumento para a gente impedir que os nossos jovens se percam para o que não é certo. E, principalmente, para que ocupem lugar ao sol com sucesso no esporte ou estudando”, destacou o prefeito.

O professor de Educação Física da Escola Acy Barros, Paulo Alencar, avalia que o encontro dos atletas com o prefeito é importante porque reconhece o esforço de cada um durante as competições.

“É muito importante porque os alunos, atletas, se esforçaram muito para participar de todas as fases, municipal, estadual, agora, classificados para a fase nacional. E ter esse acolhimento da prefeitura, esse reconhecimento, é bem gratificantes para o atleta, para o professor, para os pais e para toda a comunidade de Marabá. Com certeza, é bem importante’’, avalia.

Alexandre Barreto é técnico da seleção municipal de Karatê e ele avalia que o encontro é fundamental, principalmente porque puderam acompanhar quais os projetos que a gestão municipal tem para o esporte.

“Os atletas ficam estimulados, essa presença, essa reunião com o prefeito. Ele mostra que está preocupado com o esporte estudantil e também com a questão da comodidade, de a gente poder levar e dar mais segurança para os atletas”, observa.

Representando Marabá e uma associação nas competições, a judoca Maria Clara estuda na Escola Martinho Motta e é atleta há um ano. Para ela, o encontro é uma oportunidade.

“A gente precisa de apoio para viajar, alimentação, hospedagem. Então, tendo o apoio do prefeito tudo se torna mais fácil. Inclusive, também com a ajuda dos professores, que eles são muito importantes na nossa vida porque sem eles a nossa aprendizagem não é nada, porque eles que ensinam as coisas para a gente. E a gente aprende, dá o nosso melhor para poder trazer a medalha”, destaca.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes