A organização  e a segurança são duas das principais qualidades atribuídas pelo público no MaraVerão 2025, que tem reunido milhares de pessoas no Complexo Cultural e Poliesportivo do Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira.

Isso é alcançado também graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), por meio da Guarda de Marabá (GMM), Departamentos de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e de Segurança Patrimonial (DMSP).

Segundo o titular da SMSI, Coronel Denner Favacho, o objetivo dos esforços da secretaria é garantir a segurança e a mobilidade das pessoas que acompanham os shows e dos motoristas a fim de proporcionar uma MaraVerão tranquilo para todos.

“Todo efetivo é o primeiro a chegar e o último a sair. É um trabalho que todos estão cientes disso, que a segurança depende de nós. Estamos com um apoio muito bom da Polícia Militar para poder reforçar nossa guarnição. E isso nós dá um respaldo muito bom para poder dizer, com bastante orgulho, que desde quando começou o MaraVerão, não temos tido nenhuma ocorrência que possa ter relevância, que possa quebrar o brilhantismo do evento. Essa congregação de forças está permitindo que nós tenhamos um veraneio tranquilo”, ressalta.

Quem atesta isso é Renê Rocha, que vende comida na Praça de Alimentação do MaraVerão. Para ela, que também participou do Festejo Junino, a segurança é um ponto fundamental nos eventos organizados pela gestão municipal.

“Está excelente, muito bem organizado. Eu nunca imaginei que realmente teria essa segurança. E, agora, nós estamos nos shows e, graças a Deus, tudo perfeito, seguro, organizado. Antes do evento, como durante e depois. A gente consegue fechar nossa barraca, ir embora tranquilo sabendo que, no dia seguinte, tudo o que nós deixamos aqui ainda continua no mesmo lugar”, afirma.

Segundo o Inspetor Maciel Chaves, superintendente da GMM, a guarda disponibiliza 30 agentes e 15 veículos, entre carros e motos, que atuam por meio de ações preventivas e ostensivas para garantir o bem-estar de quem participa da programação.

“Aqui, a segurança dos brincantes, dos profissionais que estão envolvidos no evento. Marabá é quente, ao mesmo tempo calorosa, recebe bem as pessoas que vêm de outros municípios e estamos aqui para garantir a segurança deles e que o evento ocorra com a maior tranquilidade. Tem ocorrido com tranquilidade”, destaca.

O DMTU é responsável por controlar e fiscalizar o fluxo de veículos e a fluidez do trânsito em todo o perímetro ao redor do complexo. São 32 agentes e 11 veículos responsáveis por esse serviço, como explica o diretor do departamento, Luíz Mulato.

“De acordo com as condições das nossas vias e a quantidade de veículos que vem para o show, estamos fazendo o possível e o impossível para controlar o trânsito da melhor maneira, para trazer segurança para os condutores e fazer com que esse show cresça e cada vez mais fique melhor e mais seguro”, explana.

O DMSP é responsável por monitorar os acessos e resguardar o patrimônio. O Departamento tem atuação por meio de 36 agentes e quatro viaturas. O coordenador do departamento, Josafá Rozal, explica como o DMSP ajuda a resguardar a segurança do público e da infraestrutura do Maraverão.

“Guarda e proteção do patrimônio público e a incolumidade das pessoas, no caso, dos brincantes e a população de uma forma geral, que estão prestigiando o evento. Nós fazemos o patrulhamento da área da praça de alimentação, como também na parte de maior concentração, próximo ao palco, por meio de patrulhamento e monitoramento, observando as atitudes suspeitas para poder passar para os órgãos que tenham um poder maior de atuação”, comenta.

Além das forças de segurança municipais, a Polícia Militar disponibiliza cerca de 50 agentes para garantir a segurança do evento. Ao todo, são cerca de 150 agentes de segurança que atuam todas as noites do Maraverão 2025, no complexo cultural e nos arredores.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos
e Sara Lopes