Nesta segunda-feira, 14 de julho, o Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá promoveu o lançamento da 37ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), na sede do órgão. O prefeito Toni Cunha e secretários municipais participaram da cerimônia.

A Expoama é um espaço de fomento para negócios envolvendo as atividades econômicas do campo e conta com estandes de diversos segmentos que apresentam produtos e serviços. Em 2024, foram R$100 milhões em negócios firmados. Além disso, tem praça de alimentação, rodeio, shows e outras atividades que a tornam relevante culturalmente para o município, tornando-se uma das maiores feiras agropecuária das Regiões Norte e Nordeste do país e onde os produtores podem adquirir o que há de mais moderno para as atividades do campo, conforme declara Ricardo Guimarães, presidente do Sindicato.

“A Expoama esse ano promete. Graças a Deus temos uma grande parceria com a Prefeitura de Marabá. O segundo ano de portões abertos, rodeio, tendo seis shows durante a semana e show gospel. É onde as pessoas têm oportunidade de ver o que tem de melhor de máquinas, implementos. Como estamos partindo para uma agricultura moderna hoje é onde o produtor vai ver o que tem de mais moderno e melhor no país”, comentou.

Segundo o prefeito, a gestão municipal está empenhada em resgatar os grandes eventos da cidade, a exemplo do que ocorre com o MaraVerão, assim como incentivar o turismo de negócios.

“Estamos vendo a renda circulando no nosso município e a Expoama sempre foi uma festa muito tradicional, há muitos anos fazendo momentos de alegria para o nosso povo e também de negócios. Temos como uma de nossas vocações a agropecuária e, fortíssima, por sinal. Uma agropecuária crescente, uma agricultura crescente. Então, nada mais importante que a Prefeitura de Marabá unir esforços com o sindicato, as associações, a agropecuária para que a gente torne a Expoama maior”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) também terá um estande para apresentar todos os projetos e serviços disponibilizados pelo órgão. Hiron Farias, titular da Seagri, destaca que o foco neste ano é promover a pecuária de leite e que a participação da Secretaria será no sentido de apresentar aos produtores quais iniciativas podem ter à disposição.

“Temos uma parceria com o Sindicato e eles estão comprometidos a nos ajudar na questão da transformação da pecuária de leito no município. Estaremos aqui com parte dos nossos projetos. Vamos apresentar uma fazenda onde teremos lá a pecuária de leite, forrageiras, vários animais, torneio leiteiro, assim como um shopping onde traremos gado de qualidade”, comentou.

A Expoama 2025 acontecerá entre os dias 16 e 21 de setembro.

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Rapharazzo