O domingo, 20, teve muita agitação e alegria na Praia do Tucunaré, que estava lotada de banhistas da cidade e turistas da região. No palco o DJ Ricardo Marck, a banda Negra Melodia e Guto Silver animaram o público que dançou ao som de músicas retrô, samba, reggae, carimbó e outros ritmos. A programação faz parte do Maraverão, promovido pela Prefeitura de Marabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Ricardo Marck se apresentou pela primeira vez no palco da praia e conta que está sendo maravilhoso participar desse veraneio.

“Verão maravilhoso em Marabá, com certeza. Em tantos anos, foi a primeira vez que entraram em contato comigo e aceitei logo de cara. Participar de um verão maravilhoso desse não tem como dizer não. É só alegria, só sucesso, o prefeito está de parabéns. O pessoal agitando, gostando. Maravilhosa a experiência”, enfatiza.

A banda Negra Melodia fez a segunda apresentação do dia e colocou a galera para dançar ao som de músicas baianas, reggae e algumas autorais. A vocalista da banda, Jane Martins, que enaltece o retorno dos eventos na praia.

“Está sendo maravilhoso esse retorno aos eventos da praia. Marabá tava merecendo. Esperamos esse momento e ele chegou e estamos aqui com vocês”.

A cabeleireira Katiana Ferreira mora em Marabá desde que nasceu e frequenta a praia todos os anos. Ela disse que esse veraneio está melhor do que os anos anteriores.

“Está muito bom, melhor do que todos os anos passados, porque antes não tinha som, essas coisas, palco, nem nada, muito bom mesmo. O prefeito está de parabéns. Até pra gente atravessar aqui, as crianças recebem a pulseirinha, a identificação dos pais, caso as crianças se perderem, para ligar para os pais”, fundamenta.

A dona de casa Francisca Menezes é residente em Marabá há mais de 15 anos e sempre que pode, vai à praia com os amigos e família.

“Sempre frequentei e esse veraneio está bem organizado. O prefeito arrasou, estou gostando bastante. Quase todo domingo a gente está aqui. Venho com a galera toda para nos divertirmos. Os shows estão muito bem organizados também. Está tudo bem elaborado”, frisa.

Segurança e Saúde

Durante o Maraverão, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Segurança Institucional (SMSI) da Prefeitura de Marabá e órgãos parceiros trabalham todos os finais de semana na praia e em dias de shows para garantir o bem-estar da população e turistas que vêm para aproveitar o sol e o banho de rio.  

O chefe de operações da Defesa Civil, Ricardo Corrêa, relata que o trabalho da Defesa Civil consiste em ter uma visão mais abrangente de tudo que acontece no local.

“Esse ano, especificamente, estamos cuidando das crianças e dando atenção especial aos PCDs. Então a gente identifica as crianças com o nome dos pais, telefone, para evitar que aconteça o que aconteceu domingo passado, quando uma criança veio a se perder. A gente orienta desde o banhista com relação às suas crianças, com relação ao lixo que joga na praia, a questão ambiental. Se a gente vê uma alguma coisa que pode causar um risco muito grande, a gente chega e orienta e se precisar acionar os órgãos competentes, a gente orienta para que a providência seja tomada para que ocorra tudo bem, que esse veraneio seja sem incidentes, só alegria”, informa.

O comandante dos guarda-vidas, Edi Ferreira, conta que a equipe é formada por seis duplas, ou seja, um efetivo de 12 servidores dos bombeiros e que o trabalho deles é fazer um serviço de prevenção.

“Estamos aqui para fazer a orientação aos barqueiros para pedir às pessoas que vêm para a praia, vestirem os coletes salva-vidas por questão de segurança e para que as pessoas deem uma atenção maior quando trouxerem crianças. A extensão da praia é muito grande, então é extremamente importante que os pais também deem uma atenção para as suas crianças. Pedimos para as pessoas não descartarem material cortante na praia, procurem um local adequado e evitem tomar banho sozinho e embriagado”, instrui.

Ao lado do palco, em uma das cabines montadas pela prefeitura, uma equipe de saúde também está a postos para qualquer ocorrência de urgência. Seja alguém que se feriu, que passou mal ou até mesmo afogamentos.

A coordenadora do extramuro da SMS, Elitis Suzana Costa, reforça que a equipe de socorro conta com médico, enfermeiro, barco e ambulância e está preparada para atuar em diversas situações.

“Aquele banhista que estiver em alguma situação de emergência, que precisar de um atendimento médico. Então tudo isso para dar uma segurança para os turistas, para os banhistas, para os cidadãos marabaenses que estão vindo curtir a praia esse ano. Aqui a gente tem um suporte de oxigênio, tem suporte de DEA (desfibrilador). Se precisar até fazer uma massagem cardíaca, ajudar alguém que está se afogando ou que está passando por alguma alergia alimentar. Tudo isso para dar uma segurança, para levar a saúde para perto da população”, pontua.

O médico de plantão, Francivagner Vargas, afirma que esses serviços são de suma importância para a população.  

“Até porque é um público grande que precisa de uma retaguarda, assim como a gente teve vários episódios que a gente precisou atender, paciente mal, paciente que teve ferimento com objeto cortante. Por isso é de suma importância ter uma equipe para dar esse apoio e prestar esse primeiro socorro para esse banhista. A gente consegue fazer um primeiro atendimento, a gente tem uma estrutura tanto para curativo quanto medicamentosa para o primeiro atendimento, alergia, crise convulsiva, então a gente está conseguindo fazer isso”, descreve o médico.

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos