Um final de semana marcado pelo cuidado, inovação e acolhimento. Assim foi a realização da ação Aurora Care em Marabá, que mobilizou centenas de mulheres em busca de exames preventivos e orientação em saúde. A programação, que seria encerrada no domingo, foi estendida até esta segunda-feira, 28, diante da grande procura e do sucesso da iniciativa.

Com foco na detecção precoce do câncer de mama, a ação trouxe uma tecnologia inovadora: o exame de termografia mamária, um método não invasivo que utiliza câmeras térmicas para identificar alterações de temperatura nas mamas, com análise feita por inteligência artificial. O exame serve como triagem complementar à mamografia, especialmente para mulheres que aguardam vaga para ultrassom ou mamografia na rede pública.

A coordenadora do Departamento de Alta e Média Complexidade (Demac), Thadylla Bruna, também ressalta a importância da iniciativa para atender mulheres que aguardam há meses por exames na rede pública. “Estamos dando preferência para aquelas que estão na fila para ultrassom de mama. A Prefeitura tem se empenhado em trazer serviços como esse para facilitar o acesso e melhorar ainda mais a qualidade de vida das mulheres de Marabá.”

Alta procura e tecnologia a serviço da saúde

De acordo com Paula Carvalho, advogada e coordenadora da ação Aurora Care, mais de 400 atendimentos foram realizados já no primeiro dia. A expectativa é que a iniciativa encerre com cerca de 1.500 mulheres atendidas em Marabá.

“A ação foi pensada para ser ágil, segura e acolhedora. O exame gera um laudo em até cinco minutos, e os casos suspeitos são encaminhados para mamografia e posterior avaliação médica. É uma tecnologia inovadora que nos permite ampliar o acesso à prevenção com mais eficiência”, explica Paula.

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e a empresa Top Media e Inovare, responsável pela tecnologia. A médica Patrícia Carvalho, que atua nos atendimentos, destacou que a termografia é uma importante aliada.

“A termografia ajuda a qualificar a fila de espera. Ela não substitui a mamografia, mas serve como uma ferramenta complementar, capaz de detectar sinais precoces por meio de alterações de temperatura. Isso é essencial para salvar vidas”, ressalta.

Organização e cuidado com as mulheres

A coordenadora de Saúde da Mulher de Marabá, Nacaíra Caldas, avaliou positivamente a ação e destacou o envolvimento das unidades básicas de saúde no agendamento prévio das pacientes.

“Já na sexta superamos a marca de mulheres atendidas. Os atendimentos foram realizados por meio de agendamento nas UBSs, com horários divididos para evitar tumulto e garantir qualidade. Sexta atendemos no CEI, sábado no CRISMU e domingo no São Félix, no espaço do Sest Senat. Encerrando agora segunda no CEI, como dia extra devido a alta demanda”, explica.

Além da termografia mamária, a ação também ofereceu testes rápidos para ISTs, coleta de PCCU (preventivo do colo do útero), dosagem de glicemia e atualização da caderneta vacinal, ampliando ainda mais o cuidado integral à saúde da mulher.

Pacientes aprovam atendimento e nova tecnologia

Para muitas mulheres, a ação chegou na hora certa. Ednalva dos Santos Vasconcelos, de 64 anos, relata que já enfrentou um câncer e, por isso, não perde oportunidades como essa.

“Eu já tive câncer e sempre busco participar dessas campanhas. Fiz mamografia, PCCU, testes rápidos. O atendimento foi maravilhoso. Essas ações são muito importantes. Quando chamarem, a gente tem que vir.”

Já Dilma Costa Silva, de 43 anos, aproveitou para colocar todos os exames em dia.

“Eu estava esperando por esses exames fazia tempo. Hoje consegui fazer glicemia, HIV, sífilis e mamografia. Tô muito feliz com isso.”

Eva Rodrigues, de 53 anos, também aprovou a nova tecnologia.

“A termografia é bem mais tranquila. O outro exame era um sacrifício. Essa modalidade nova é um avanço. Que todas as mulheres aproveitem essa oportunidade para se cuidar”, destaca.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes