Logo nas primeiras horas da manhã de hoje, 5 de agosto, os portões das escolas de Marabá voltaram a se abrir para receber os mais de 50 mil alunos da rede municipal de ensino. Entre passos apressados, abraços apertados, olhares curiosos e olhos brilhando de expectativa, o segundo semestre letivo começou cheio de carinho e cuidado.

No Núcleo de Educação Infantil Maria da Conceição, o pequeno Asafe Mendes Vieira foi um dos primeiros a chegar. Para o pai dele, Wanderson da Silva Vieira, ver o filho voltar para a escola é motivo de orgulho e esperança.

“O retorno está sendo muito importante. A gente se emociona com o aprendizado não só do Asafe, mas de todas as crianças. O ambiente escolar aqui no Amapá é muito bom, os professores são excelentes, muito educativos”, comentou, com um sorriso no rosto. Asafe está no Jardim II e apesar da pouca idade, já leva para casa atividades escolares para fazer com seu pai, reforçando o vínculo entre escola e família.

Para receber com leveza e alegria os pequenos, a equipe da escola caprichou na acolhida. Segundo Stheffany Myrelly, cuidadora da unidade, tudo foi planejado com carinho.

“Preparamos brincadeiras e atividades diferenciadas para que se sintam bem-vindos. Depois, voltamos à rotina das atividades cotidianas, mas o primeiro momento é de acolhimento, de fazer com que eles se sintam em casa”, explica.

Em outra escola da rede municipal, a Escola Elinda Simplício Costa, a volta às aulas também foi marcada por cuidado redobrado com os alunos da Educação Especial. Vânia Maria, estagiária da área, acompanha de perto uma criança autista do Nível III e contou como esse retorno pode ser mais desafiador.

“Eles voltam mais agitados, depois de um mês fora. A gente precisa de muita paciência, carinho e amor. É um trabalho de retomada afetiva e de adaptação, que fazemos com muita dedicação para que eles se sintam seguros e confortáveis novamente”, afirma.

No Bairro Amapá, a Escola Rayara de Carvalho preparou uma recepção animada, com música, brincadeiras, figurinhas e muitas atividades para os alunos.

“Preparamos uma entrada bem animada, com a equipe inteira recebendo os alunos com música e carinho. Queremos que se sintam motivados a aprender nesse novo semestre”, destacou a diretora Maria Nelma Barros Souza.

Ela lembra que o cuidado vai além da recepção. “Temos cuidadores, professora de Educação Física, orientador e coordenador acompanhando todas as atividades para garantir segurança e bem-estar”.

E quem mais esperava por esse reencontro? As crianças, claro! Heitor Lins Araújo, 9 anos, estava ansioso para rever os amigos, as professoras e, claro, jogar bola na quadra da escola.

“Eu estava com saudade de estudar, de fazer Matemática, de ver meus colegas. Aqui tem quadra, é a primeira escola que eu venho que tem uma. É muito legal!”, disse, empolgado.

Ao lado dele, Samir Moro de Souza, 8 anos, também mal podia conter a alegria.

“Tava com saudade da escola, dos colegas, das tarefas. A recepção foi muito boa, com declarações de boas-vindas e tudo. Tô feliz demais por voltar”, contou. Samir também destacou o que mais gostou na nova escola que foi inaugurada este ano: a sala de leitura, os novos espaços e o apoio dos professores. “Eles ajudam a gente a aprender com as tarefas que mandam para casa. São muito legais.”

A educação em Marabá vai além dos conteúdos e das tarefas. Ela se constrói com vínculos, afeto e uma rede de cuidado que envolve professores, diretores, estagiários, cuidadores e famílias.

“É todo um cuidado pensado para atender melhor os alunos. São mais de 50 mil alunos, um número bem expressivo e a  secretaria tem trabalhado tanto dentro da sala de aula como na melhora da estrutura”, conclui a diretora Maria Nelma Barros Souza.

O som do sino que anuncia o início das aulas é o sinal de que o aprendizado voltou após o recesso de férias. Afinal, como disse o pequeno Samir:

“É na escola que se encontra tudo, amigos, tarefas, professores, brincadeiras, leituras”.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio