
Cultura: Apresentação “Entre Rios e Sertões” da Carajazz Marabá Orquestra mostra riquezas do Norte e Nordeste
Uma odisseia sonora em referência às grandes paisagens das regiões Norte e Nordeste do Brasil: assim foi o concerto “Entre Rios e Sertões”, no Teatro Eduardo Abdelnor, na Folha 16, no domingo (17), apresentado pela Carajazz Marabá Orquestra. O repertório foi escolhido pensando na junção das culturas e tradições amazônicas e nordestinas. A apresentação é uma parceria da Prefeitura por meio da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
O concerto, que reuniu cerca de 400 pessoas, contou com 18 músicos e o maestro da Carajazz Marabá Orquestra, Walkimar Guedes. Ele revela que o trabalho realizado pela orquestra visa estimular a cultura da música instrumental para Marabá e região, além de abrasileirar o jazz para os ritmos nacionais, como forró e o brega.
“O público interagiu e se identificou com a gente porque é um repertório de música popular que está ali no cotidiano das pessoas. A gente faz esse resgate das músicas que estão no dia-a-dia. Fizemos essa releitura por meio da música instrumental”, declara.


O maestro revela que apresentações como essa também valorizam os artistas locais. “Fazemos questão de trabalhar com mão de obra daqui. Todos os músicos da Carajazz são de Marabá, assim como toda a equipe de apoio, sonorização e iluminação. Por isso, é fundamental que a comunidade participe, divulgue, convide os amigos e esteja presente. Sentimos essa valorização com o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Educação, da Fundação Casa da Cultura e de empresários locais, e isso nos deixa muito felizes, porque mostra que estamos no caminho certo e que o poder público está olhando para nós”, ressaltou.
A Carajazz Marabá Orquestra foi criada em 2013 com o objetivo de oferecer às regiões Sul e Sudeste do Pará apresentações musicais no formato das Big Bands, geralmente ligado ao jazz, que é formado pelos naipes de trombone, saxofone, trompete e base.
Sobre os próximos passos, o maestro adiantou que a orquestra pretende manter apresentações regulares. “Estamos planejando realizar pelo menos um concerto por mês. Ainda é um processo de articulação e produção, mas a nossa vontade é que sejam sempre apresentações temáticas. Fica aqui esse spoiler: em breve o público terá novidades”, revelou Walkimar.
Saiba mais nas redes da orquestra @carajazzmarabaorquestra

Texto: Kauã Fhillipe
Fotos: Divulgação
Categorias de Notícias
- AÇÃO SOCIAL
- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ÁGUIA DE MARABÁ
- ALIMENTO
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- BIBLIOTECA ORLANDO LOBO
- BOLSA FAMÍLIA
- CAES
- CAPS
- CARNAVAL
- CASA DA CULTURA
- CCZ
- CIDADANIA
- CIDADE
- COMDIM
- COMUNICADO IMPORTANTE
- CONSELHO TUTELAR
- CONTRATA MARABÁ
- CULTURA
- DEFESA CIVIL
- DESENVOLVIMENTO URBANO
- DIVISA
- DMSP
- DMTU
- EDUCAÇÃO
- EMPREENDEDORISMO
- EMPREGO E RENDA
- ESPORTES
- FCCM
- FESTEJO JUNINO
- GESTÃO
- GESTÃO FAZENDÁRIA
- GMM
- HMI
- HMM
- INCLUSÃO
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO
- IPASEMAR
- LIMPEZA PÚBLICA
- LITERATURA
- MEIO AMBIENTE
- MULHER
- MUSEU MUNICIPAL
- NOTA DE PESAR
- NOTA OFICIAL
- NOTÍCIAS
- OBRAS
- PESAR
- PLANEJAMENTO
- PLANTÃO SOCIAL
- POSTURA
- PREVIDÊNCIA
- PROCESSO SELETIVO
- PROCON
- PROGEM
- REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
- SAMU
- SAÚDE
- SDU
- SEAGRI
- SEASPAC
- SECOM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- SECULT
- SEGURANÇA
- SEMED
- SEMEL
- SEMMA
- SEMTUR
- Seplan
- SEVOP
- SICOM
- SINE
- SMS
- SMSI
- SSAM
- TRÂNSITO
- TRANSPORTES
- TURISMO
- UTILIDADE PÚBLICA
- VERANEIO
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- ZONA RURAL