Na tarde de segunda-feira, 25, no Paço Municipal, a Prefeitura de Marabá entregou duas ambulâncias novas e adaptadas para atender as demandas dessas vilas. As novas ambulâncias foram montadas em caminhonetes Hilux 4×4 para facilitar a mobilidade em estradas vicinais.

O secretário municipal de saúde, Werbert Carvalho, relata que uma terceira ambulância já está sendo preparada para ser entregue e ajudará no transporte dos pacientes. “Essas ambulâncias foram compradas e existe mais uma ambulância que será entregue pela fabricante, que nós vamos destinar para a zona rural, porque são ambulâncias preparadas para estradas que não são asfaltadas e com dificuldade, são caminhonetas traçadas 4×4. Temos a certeza que essas ambulâncias vão trazer qualidade e segurança maiores aos nossos pacientes que precisam de atendimento mais qualificado nas unidades de saúde”, declarou.

Werbert ainda informa que além dessas, outras 10 ambulâncias e uma ambulância furgão, destinada ao transporte de pacientes para Belém, estão em licitação. “É a determinação do prefeito que todas as comunidades tenham suas ambulâncias com qualidade e, além disso, treinar as equipes para poder prestar o primeiro atendimento à população, da melhor maneira possível, para que a gente consiga trazer esses pacientes à Marabá e tenham condição de chegar com qualidade e ter o atendimento definitivo aqui”, ressaltou o titular da SMS. 

O prefeito Toni Cunha afirmou em seu discurso que a mesa presente era democrática e preocupada com o futuro do município. “Marabá e nosso povo têm que estar acima de projetos e interesses pessoais de poder. A realização do bem comum não tem partido, não tem cor, não tem matriz ideológica ou partidária. Agora é hora dos poderes estarem unidos para avançar e resolver os problemas da nossa cidade”, expressou o gestor.  

O vereador Pedro Correa foi um dos responsáveis pela emenda que proporcionou a compra das ambulâncias. “Parabenizar a gestão municipal por meio do prefeito Toni Cunha, o secretário Werbert, que isso é de fundamental importância, a gente sabe a dificuldade. Essa ambulância é muito necessária. Eu me sinto contemplado de ver a gestão municipal colocar em prática emendas individuais, tanto minha como do ex-vereador Beto Miranda. Então, sem dúvida nenhuma, foi uma tarde especial e quem celebra com isso é a população, principalmente da Vila Três Poderes e da Vila Santa Fé”, frisou. 

A UBS José Djalma Azevedo, na Vila Santa Fé, ficará responsável por gerir o uso de uma das ambulâncias. A gerente da unidade, Geane Paz Araújo, que recebeu a chave do veículo expressou a alegria com a chegada de mais essa melhoria. “A gente não tem nem palavras pra falar do tamanho da gratidão que é receber um instrumento como esse, que vai atender com qualidade e dignidade nossos usuários que são transportados com frequência em busca do serviço avançado no hospital municipal”, enfatizou.

Outra unidade que ficará responsável por uma ambulância é a UBS Getúlio de Souza, na Vila Três Poderes. A gerente Josélia Gomes afirma que o veículo vai suprir as necessidades dos moradores daquela região. “Para nós, da zona rural, é uma imensa alegria, satisfação receber essa ambulância. Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus por esse momento ímpar na nossa vida, de receber essa ambulância zero KM para nossa comunidade, agradecer o prefeito, juntamente com os vereadores”, comentou. 

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes e Rapharazzo

Confira outras fotos: