A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Marabá Unidade Castanheira, na Folha 31, Nova Marabá, realiza ações da campanha nacional voltada à valorização da vida e prevenção do suicídio, denominada de Setembro Amarelo, cujo tema desse ano é “Conectar, Escutar e Acolher”. Ao longo do mês, a instituição vai promover uma série de atividades, entre palestras, rodas de conversa, oficinas e ações culturais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

“A programação do Setembro Amarelo 2025 tem como objetivo principal orientar para a prevenção ao suicídio entre usuários, familiares, rede e comunidade, contribuindo para a qualidade de vida por meio de informações adequadas e fortalecimento de vínculos”, afirma a coordenadora do CAPS Castanheira, Katiane Chaves.

Ela acrescenta que a iniciativa também busca valorizar a produção cultural dos pacientes e incentivar práticas de cuidado coletivo. “Será um momento de dar visibilidade às atividades desenvolvidas nos grupos, além de promover a psicoeducação e criar estratégias de prevenção no território. , completa.

A abertura da programação será no dia 05, no Caps Castanheira, das 14h às 17h, terá apresentação geral da campanha e exposição do cronograma com os facilitadores, além de apresentações culturais, como o carimbó, e exposições de trabalhos artísticos produzidos pelos usuários, incluindo quadros, pinturas, desenhos e artesanatos, e uma mostra fotográfica imersiva que retrata momentos da trajetória deles junto ao serviço.

A programação segue no dia 12 de setembro, no Caps Castanheira, das 8h às 12h, com uma dinâmica voltada exclusivamente aos usuários do serviço. A atividade terá caráter lúdico, com dinâmicas de expressão emocional e de cuidado em saúde, promovendo um ambiente de escuta e interação. A proposta é fortalecer vínculos, estimular a troca de experiências e sensibilizar os participantes a partir de histórias de vida semelhantes.

O terceiro momento da campanha está marcado para o dia 19 de setembro, das 8h às 12h, voltado a estudantes da área da saúde. A atividade consiste em uma roda de conversa sobre saúde mental no meio acadêmico, com foco em temas como prevenção e prevenção do suicídio. Além de abrir espaço para trocas de experiências, a roda incentivará a criação de estratégias coletivas de apoio entre os estudantes e fortalecer a aproximação deles com os serviços da rede de saúde mental.

O quarto e último momento da campanha será realizado no dia 30 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA), e será direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A atividade envolve o trabalho em parceria com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, por meio de um estudo de caso sobre a prevenção do suicídio. Durante o encontro, serão abordados tópicos essenciais para a atuação dos ACS, como fluxograma de atendimento e encaminhamentos, funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, reconhecimento de sinais de alerta, condutas necessárias em saúde mental e manejo em crises. Cada tema será conduzido por um profissional da equipe do Caps, garantindo orientação técnica e aprofundamento prático. A programação ainda contará com a exposição de arte “Entre Sombras e Cores”, realizada pelos usuários da unidade.

Texto: Kauã Fhillipe
Fotos: Arquivo