O som vibrante dos sopros, o balanço contagiante da percussão e a mistura de jazz com ritmos amazônicos transformaram o Teatro Municipal Eduardo Abdenor, localizado na Folha 16, em um palco de celebração cultural. A Amazônia Jazz Band subiu ao palco da Folha 16 com um espetáculo que misturou jazz, blues, samba e ritmos típicos da região.

O evento foi realizado com o apoio da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e marcou um momento histórico para a cena cultural da cidade, sendo a primeira grande apresentação do novo espaço e arrancando aplausos do público.

Com três décadas de dedicação à Amazônia Jazz Band, sendo 28 anos como saxofonista e os dois últimos como maestro, Eduardo Lima destacou a essência do grupo.

“Nosso foco principal é tocar jazz, mas sem esquecer das nossas raízes, como o carimbó, o merengue e a cúmbia. Esse mix de ritmos, unido ao samba e ao blues, é o que torna nosso trabalho tão especial e tão bem recebido pelo público”, afirma.

Antes do espetáculo, a banda realizou um recital didático para alunos da rede pública municipal, com participação de cerca de 400 alunos. proporcionando às crianças uma experiência inesquecível com a música instrumental.

“Emocionante sentir a energia deles curtindo cada canção. A Amazônia Jazz Band adora formar plateia, e isso é parte do nosso compromisso com a cultura”, acrescentou o maestro.

Para o prefeito Toni Cunha, o concerto mostra o potencial do Teatro Municipal como um equipamento cultural de referência.

“Queremos movimentar cada vez mais esse espaço, trazendo grandes artistas e, ao mesmo tempo, valorizando os talentos locais. É um ambiente propício para fomentar a arte, a cultura e oferecer momentos de lazer à nossa população”, destaca.

Thaís Lucena Cariello Martins, presidente da FCCM, ressalta a importância da apresentação para a cidade e destacou as atividades educativas relacionadas ao evento. Além da interação com as crianças, os  músicos da Amazônia Jazz Banda também realizaram workshops com músicos da cidade nesta sexta-feira, 5.

 “É a primeira vez que a Amazônia Jazz Band se apresenta em Marabá, e isso é histórico. À tarde, mais de 400 crianças participaram do recital, que foi emocionante. Agora, além do concerto, teremos workshops de percussão, bateria, trompete, trombone e outros instrumentos, todos gratuitos e abertos ao público”, explica.

Entre os músicos, o baterista Tiago Belém compartilhou a expectativa com o público marabaense. Ele já se apresentou na cidade com outros trabalhos, sendo a primeira vez com a Amazônia Jazz Band.

“É sempre um prazer estar aqui. A plateia é calorosa, sempre acompanha nosso trabalho. Estamos preparando um concerto lindo, com um repertório pensado para emocionar do início ao fim”.

Para o público presente, a noite também foi marcante.

“Esse é um presente para Marabá. Já assisti à Amazônia Jazz Band em Belém e ver esse espetáculo aqui no nosso teatro é algo grandioso. Algo a se comemorar e que, com certeza, vem para contribuir no crescimento cultural da nossa cidade”, afirma a assessora jurídica Caroline Dal Moro, uma das prestigiar o evento.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Bill