SAÚDE E SEMED INICIAM CAMPANHA CONTRA HANSENÍASE NAS ESCOLAS
O Programa Saúde na Escola, desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Semed), foi aberto hoje, 17, a partir da Escola Municipal Julieta Gomes Leitão, com o projeto Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíase, visando à redução das doenças parasitárias intestinais e diagnóstico precoce da hanseníase em escolares de 05 a 14 anos de idade.
Luciano Dias, titular da Semed, agradeceu a iniciativa da SMS pela campanha, garantindo que, a partir do bairro São Félix, a informação se irradiará por toda a cidade e zona rural. Marcone Leite, secretário de Saúde, desejou aos estudantes e professores presentes ao evento que aproveitassem ao máximo às palestras sobre esses dois problemas de saúde, para que evitem contraí-los ou se alguém estiver com os sintomas procure tratamento.
Na ocasião Marconi ajudou na administração da primeira dose de medicamento contra verminose em crianças previamente examinadas, que apresentam os sintomas dessa contaminação.
A estratégia de utilizar o ambiente escolar, já é utilizada e comprovada internacionalmente, reduz os custos de tratamento e potencializa os resultados da prevenção em função do foco principal desta campanha que são criança em idade escolar. Nesta ação os profissionais de saúde, enfermeiros, médicos, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e vistoriadores sanitários concentrarão esforços na profilaxia e na detecção de casos suspeitos.
Nas escolas, a ação tem dois focos específicos. Em âmbito geral, será a prevenção e tratamento coletivo. Deverá também acontecer a orientação a diretores, coordenadores e professores, administração de medicamentos antiparasitário intestinal e triagem de possíveis casos positivos. A aplicação do medicamento serve como contra prova na identificação da doença, já que os parasitas intestinais podem provocar mancha na pele, mascarando o diagnóstico da Hanseníase. A campanha segue por todo ano nas escolas da cidade e na zona rural, pretendo atingir os 43 mil alunos que estudam na rede municipal de saúde.
*ASCOM – **Assessoria de Comunicação*
Telefone: (94) 3322-1140