PREVENÇÃO DE ALAGAMENTO: FOLHA 20 PASSA POR DESOBSTRUÇÃO E ABERTURA DE CANAIS
Um trecho de aproximadamente 150 metros da Grota Criminosa, entre as Folhas 20 e 28, onde a passagem da água está canalizada em manilhas de cerca de um metro de diâmetro, voltará a vala a céu aberto, objetivando dá maior vazão ao grande fluxo de água nas chuvas mais volumosas, evitando assim grandes alagamentos naquela área. Hoje, 24, a Semsur – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – retira as três fileiras de bueiros para liberação das águas pluviais.
Segundo Túlio Rosemiro Pereira, coordenador da Postura na Semsur, ao contrário de outros pontos da cidade, onde os alagamentos acontecem por obstrução dos canais por lixo e entulho, naquele trecho da Criminosa esses acidentes ocorrem em função do estrangulamento da passagem da água, ou seja, a tubulação não comporta o volume de água.
O aposentado Antônio Emídio de Oliveira apoia a ação da Prefeitura. Ele garante que nesse início de chuvas foram dois alagamentos gigantescos, dias 11 e 04 de novembro, provocando vários danos materiais aos moradores daquele trecho. Habitando há mais de 20 anos no local, o aposentado garante “antes dos bueiros havia alagamentos, mas nunca chegava a essa proporção”.
A também moradora das margens da Criminosa, Aldeice Santos Pereira, corrobora com as afirmações de Emídio, lembrando que, como mora num ponto mais baixo, a água das últimas cheias chegou a cobri-la. “Só este ano foram três alagamentos, o primeiro no mês de abril”.