SAÚDE: HOSPITAL MATERNO INFANTIL COMEMORA 10 ANOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE
O Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI) está completando dez anos de atuação no munícipio e a comemoração aconteceu em grande estilo, no fim da tarde da última quarta-feira, (28), no auditório da maternidade. A cerimônia contou com a participação do secretário de saúde Marcones Santos, de servidores, inclusive dos mais antigos, além de vereadores, secretários de governo e outros convidados.
Durante a cerimônia foi exibido um vídeo emocionante onde os personagens da vida real, contaram um pouco da história da casa de saúde. A enfermeira obstetra Nilma Teixeira lembra das melhorias no atendimento. “Antes a gente já fazia um atendimento de forma humanitária, agora deu uma melhorada, melhorou sensivelmente, devido a implantação do acolhimento e da classificação de risco”, explicou a enfermeira.
Já a enfermeira Domingas Lobato, revela que se especializou em obstetrícia justamente para atender melhor as pacientes. “Foi muito vantajoso para mim. Hoje eu me considero uma parteira”, enfatiza ela.
Segundo dados do HMI, a servidora municipal Eliana Moreira, foi a primeira mulher a dar luz a um filho no Materno Infantil. Ela conta que o nascimento de Marcos Aurélio, hoje com dez anos, foi uma benção para toda a família e recorda ter recebido visita do prefeito Tião Miranda e do secretário Pedro Corrêa na manhã do nascimento, em 18 de março de 2008.
Na solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Corrêa, lembrou que era o secretário de saúde na época da implantação do Hospital. Ele disse que foi um grande desafio para a gestão naquele momento. Mas que se orgulha de fazer parte da história do lugar onde nascem dezenas de crianças diariamente.
O HMI atualmente é referência materno-infantil de média complexidade em toda a região. Mensalmente são realizados, em média, 500 partos, além de procedimentos cirúrgicos e clínicos. De acordo com a diretora do Hospital Materno Infantil, Alciléia Tartaglia, estando à frente da casa de saúde, a pouco mais de um ano, a dedicação da equipe tem sido em implantar a humanização para melhor atendimento das pacientes.
Alciléia destaca também que esse ano, o hospital foi premiado com selo de ouro por conta do banco de leite. “Nós fizemos uma campanha o ano passado, que foi o “Agosto Dourado” a qual nós angariamos muitos potes para o armazenamento do leite e hoje temos um grande estoque”, afirma a diretora.
A maternidade possui os seguintes programas: Banco de Leite Humano, Programa de atendimento, aos recém-nascidos de baixo peso, Programa Nascer e a implantação da humanização.