SEVOP: PREFEITURA SEGUE COM REFORMA DO PALACETE AUGUSTO DIAS
As obras no Palacete “Augusto Dias” atingiram 18% de execução em fevereiro. O engenheiro responsável pela fiscalização da reforma, Bruno Castanheira, explica que este tipo de obra requer um pouco mais de cuidado, por se tratar de restauração, onde se pretende preservar ao máximo a estrutura do prédio que é tombado como Patrimônio Público do município.
Nos meses anteriores foi concluída a parte de infraestrutura do prédio, onde houve reparo da parte elétrica, tubulação e o sistema de climatização. A previsão de entrega é somente para o mês de outubro. A ordem de serviço foi assinada no fim de setembro de 2017 e os recursos para a reforma são provenientes de convênio firmado entre a Prefeitura de Marabá e Alpa (Aços Laminados do Pará).
O Palacete “Augusto Dias” é uma das edificações mais antigas da cidade (década de 1930). O prédio abrigou a administração do município e, posteriormente, sediou a Câmara Municipal de Marabá.
A restauração do palacete foi retomada com o objetivo de receber o acervo do Museu Histórico Municipal, coordenado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá. Quando em funcionamento o Palacete Augusto Dias abrigará a coordenação do Museu Municipal, a pinacoteca, parte do Arquivo Público e acervos de geologia (minerais da região) e de arqueologia (vestígios dos primeiros habitantes da região), entre outros.