EDUCAÇÃO: SEMED AMPLIA DIÁLOGO COM DIRETORES DE ESCOLAS DO CAMPO
O plano de atuação para 2018 será repassado aos diretores em nova reunião a ser realizada em 22 de março, com um profundo diálogo sobre gestão e administração pública e gestão de pessoal.
Na manhã da última sexta-feira (02), a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) recebeu todos os diretores e responsáveis por escolas do campo para dialogar sobre os principais desafios para o ano letivo de 2018 e ainda discutir metodologias de trabalho para alcançar as metas de ensino e aprendizagem.
O secretário de Educação, Luciano Lopes Dias, deu boas vindas aos diretores e observou que o prefeito Tião Miranda está seguro de que a nova equipe fará um trabalho diferenciado na gestão de escolas do campo e da área urbana. Ele reconheceu o grande dilema de coordenar 95 escolas distribuídas em uma imensa área territorial dentro do município de Marabá, mas ressalta que a Secretaria Municipal de Educação está pronta para atender a todas elas. “Nosso maior desafio, no campo e na cidade, é levar para os alunos o conhecimento que eles precisam ter. Não adianta colocar o melhor time de educadores em campo se os alunos não aprendem. Toda infraestrutura da SEMED tem de convergir para apoiar o ensino que vocês prestam nas escolas”, ressaltou.
Luciano Dias também salientou que o plano de atuação para 2018 será repassado aos diretores em nova reunião a ser realizada em 22 de março, com um profundo diálogo sobre gestão e administração pública e gestão de pessoal. Ele avisou que, em breve, a SEMED vai oferecer a todos os diretores da rede uma formação de gestão para gestores, com parceria com instituição externa.
O secretário adjunto de Educação, Orlando Morais, pediu que os diretores tenham um novo olhar a cada dias sobre os espaços educativos e também para com os alunos, oferecendo uma acolhida ainda na portaria quando eles chegarem, para que se sintam valorizados. “Precisamos de maior participação da família na escola e isso depende dos gestores, atuando com organização. A esperança de todos os 55 mil alunos que estão sob a nossa responsabilidade passa pela escola”, disse Morais.
A diretora de Ensino do Campo, Lorena Bogea, recepcionou os novos gestores escolares e discutiu questões específicas e orientou a todos sobre metodologias que devem ser adotadas para que as ações da escola possam redundar em melhoria da qualidade de ensino. Ela apresentou aos novos diretores toda a equipe que atua na Diretoria do Campo da SEMED e conclamou a todos para atuarem de forma harmônica para o desenvolvimento da educação de mais de 9 mil estudantes matriculados em escolas do campo.