EDUCAÇÃO: BLITZE NO TRÂNSITO NESTA SEXTA-FEIRA MOBILIZA PAIS PARA DIA “D” DA FAMÍLIA NA ESCOLA
No próximo sábado, dia 12 de maio, todas as escolas municipais vão receber familiares dos estudantes para uma celebração das metas alcançadas e, ao mesmo tempo, discutir como aprimorar a aprendizagem dos 55 mil estudantes da rede municipal.
E para mobilizar e garantir a participação dos pais neste evento, a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) dividiu seu corpo técnico em seis equipes, que vão realizar panfletagem e adesivar veículos como lembrete desse encontro importante. As blitze vão ocorrer em pontos estratégicos da cidade, com grupos de educadores com camisetas do Dia D, de 7 às 9 da manhã.
“Queremos chamar a atenção da comunidade, mostrando que a Educação não é responsabilidade apenas dos profissionais da educação, mas um compromisso de todas as pessoas. Quase todos os condutores são pais de alunos ou já foram e queremos a contribuição de todos, deixando o recado de que as famílias precisam participar da vida escolar das crianças e jovens”, explica o diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues.
Ele ressalta que o Dia D da Família na Escola será mais que uma celebração, e que objetiva apresentar aos pais uma proposta de escola protagonista. “Não orientamos os diretores sobre temas para trabalharem neste dia especial. A afetividade é um elemento importante para receber bem as famílias dos alunos, mas o foco norteador para as ações de cada instituição de ensino em 2018 precisa ser o protagonismo”.
E uma escola com essas características, segundo Fábio Rogério, inova em conteúdo, método e gestão, com o objetivo de desenvolver plenamente as potencialidades e descobertas de crianças e jovens, para que eles se tornem cidadãos autônomos, solidários e competentes.
Com isso, no diálogo com os pais e responsáveis pelos estudantes, cada escola vai apresentar suas necessidades específicas, levantando as questões que gostaria de alinhar com sua comunidade. “Não decidimos o horário. As escolas têm de 7h30 da manhã de sábado até 18 horas. Alguns diretores nos informaram que vão começar a programação às 16 horas para estender até o início da noite porque perceberam que a comunidade tem mais possibilidade de participação a partir desse horário”, explica Fábio Rogério.
A SEMED também orientou os diretores e coordenadores pedagógicos para que não haja foco assistencialista no Dia D da Família na Escola, porque o principal objetivo é criar a identidade entre as duas instituições, formando uma parceria imprescindível para que consigam resolver os problemas existentes nos espaços escolares e, assim, o ensino e aprendizagem ocorram de forma satisfatória.