SICOM: SALA DO EMPREENDEDOR AUXILIA NA CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
A Sala do Empreendedor é um espaço criado pela Prefeitura Municipal de Marabá-PMM, previsto na Lei Complementar Municipal nº 09 de 2017, com o propósito de apoio ao empreendedor e fomento ao desenvolvimento econômico local.
O objetivo da Sala é concentrar, em um único ambiente, as soluções empresariais para os empreendedores, tanto os estabelecidos, como os que ainda pretendem implantar seu empreendimento no município de Marabá.
Portanto, sendo este o primeiro lugar, onde o empreendedor (principalmente de novos negócios) deve procurar para ter um direcionamento adequado tornando mais ágeis os trâmites de legalização. Pois a Sala executa um trabalho constante junto aos órgãos fiscalizadores para simplificar e desburocratizar os processos de legalização.
O leque de serviços ofertados pela Sala do Empreendedor vai desde a consulta de viabilidade, formalização e legalização da empresa, orientação de gestão e capacitação empresarial até a propiciação de oportunidades de negócio. A mesma está operacionalizando na Secretaria Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia – SICOM, funcionando de segunda a sexta das 08:00 às 14:00h – Rua Cinco de Abril, nº 937 – Praça Duque de Caxias – Velha Marabá.
Atualmente é composta, fisicamente, pela representação dos órgãos municipais: Superintendência de Desenvolvimento Urbano-SDU; Secretaria Municipal de Gestão Fazendária-SEGFAZ; Secretaria de Planejamento-SEPLAN; Secretaria Municipal do Meio Ambiente-SEMMA e a Divisão de Vigilância Sanitária – DIVISA. Além de servidores da própria SICOM, capacitados para proporcionar um serviço apropriado ao empreendedor.
Com o propósito de diversificar os serviços de atendimento a Sala do Empreendedor conta com várias parcerias institucionais, como a ACIM, SEBRAE, SENAI, SENAC, JUCEPA, instituições de ensino, operadoras de crédito, organizações de classes e demais entidades, as quais contribuem com desenvolvimento do objetivo, pertinente ao suporte empresarial.
Os atendimentos disponíveis, até o momento, são: consulta de viabilidade de empresa, para qualquer tipo de empreendimento; legalização dos estabelecimentos através da REDESIM e todos os atendimentos ao MEI – Microempreendedor Individual (desde palestra de formalização à declaração anual de faturamento).
Na busca pela excelência no atendimento ao empreendedor serão feitos aprimoramentos dos serviços. Através da elaboração de um novo Plano de Trabalho, para o segundo semestre de 2018, serão ofertados Oficinas, Workshop’s, Palestra e demais eventos, com a finalidade de estimular a gestão empreendedora e o crescimento empresarial.
Uns dos serviços pretendidos é a intermediação junto às financeiras, para o acesso ao crédito menos burocrático. E também orientação, auxilio e incentivo aos empreendedores, no que tange a participação nos processos de compras governamentais. Principalmente os pequenos produtores rurais e agricultura familiar, pertinente a aquisição da merenda escolar (Plano Nacional de Alimentação Escolar-PNAE).
Texto e foto: Sicom