CULTURA: ESTUDANTES APRENDEM TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM AÇÃO PROMOVIDA PELA BIBLIOTECA
O pequeno estudante Cristiano Carvalho de 8 anos, é um dos 20 alunos que participam da oficina que ensina as crianças a trabalhar com produção de vídeos caseiros e compartilhar na internet através da página do You Tube. A oficina, realizada na sala de informática da biblioteca Orlando Lobo, foi denominada de You Tuber: brincando em redes e está sendo ministrada por uma professora da faculdade de educação da Unifesspa e alunos do curso de sistemas de informação da mesma instituição de ensino.
Na oficina os alunos, com faixa etária de 8 a 12 anos, aprendem técnicas de gravação com uso de um celular, iluminação, som ambiente e posição do aparelho e compartilhamento e são orientados a sempre ser acompanhado dos pais, tanto na produção quando no conteúdo do vídeo.De acordo com a educadora Evilangela lima, biblioteca Orlando Lobo, o projeto You Tuber Kids, brincando em redes, é uma introdução ao mundo digital do you tube, onde uma professora universitária, com apoio de alunos do curso de sistema de informação estão dando suporte nesta oficina, “aqui eles ensinam e orientam de uma forma que as crianças possam viver de uma forma mais segura neste mundo digital sabendo dos riscos e benefícios, e sempre tendo muito cuidado para que as crianças tenham uma linguagem apropriada e sempre com acompanhamento dos pais,” explica.
Cristiano Carvalho fica atento a todas as orientações da professora, ele não perde uma só explicação e já aprendeu alguns truques para se fazer um bom vídeo, “eu aprendi que não devemos gravar no escuro, nem próximo de muito barulho,” disse. A pequena Evelin Lorraine também está atenta às informações da professora e segue os mesmos passos do amiguinho Cristiano.
Para a professora Silvana Lourinho, faculdade de educação da Unifesspa, as crianças chegam bastante curiosos, segundo ela, os vídeos e os youtuber viralizaram nas redes sociais e principalmente entre os jovens, “então este projeto, brincando em redes, é para mostrar à elas como fazer um vídeo através de um celular, evitando cometer os erros e os cuidados que devemos ter ao produzi-lo além da segurança na internet que é um dos pontos mais importantes nesta oficina”, explica.
Além da parte teórica os alunos também participam de uma parte prática de produção dos vídeos. De acordo com Evilângela Lima, a oficina faz parte da programação ao mês dedicado às crianças. Outras atividades estão sendo desenvolvidas para atender o público infantil na biblioteca municipal Orlando Lobo na Marabá Pioneira.