ASSISTÊNCIA SOCIAL: CONDIM REFORÇA AÇÕES NA DEFESA DOS DIREITOS E GARANTIAS DAS MULHERES
Criado pela Lei Municipal 17.294/08, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Condim) vem atuando diariamente pelo cumprimento de leis que beneficiam e protegem as mulheres de qualquer tipo de violência, seja ela física, moral, social e trabalham ações de promoção e integração da mulher em serviços sociais e de saúde.
As conselheiras comemoram as conquistas ao longo de 10 anos desde a criação do Condim, para elas a maior conquista é sem dúvida a redução no município de casos de violência contra a mulher. De acordo com a Presidente do Conselho Júlia Rosa, neste ano, em Marabá foi registrado apenas um caso de feminicídio, e, segundo ela, esse avanço é fruto de um trabalho de conscientização de movimento de mulheres através de várias entidades e instituições que compõem o conselho.
Júlia Rosa lembra ainda que, resultados positivos no enfrentamento à violência contra a mulher, só se consolida graças ao trabalho de parcerias com o município, estado, polícia e ministério público, além de entidades e empresas. “Hoje nós temos um conselho atuante e que cumpre o que preconiza a lei do controle social que deve ser exercido pela sociedade civil e faz isso de forma brilhante e atuante, fiscalizando para que as políticas públicas avancem e nesse aspecto o Condim tem sido indutor desta conquistas no campo da política da mulher”, afirma.
A advogada Cláudia Chini, conselheira do Condim, que no próximo dia 25 de novembro as mulheres estarão realizando um grande ato em comemoração ao dia da não violência contra a mulher e comemorar também um ano de ações da Rede de Prevenção, Enfrentamento e Proteção à Mulher, e também reforçando as lutas e conquistas que marcam a história da mulher em Marabá.
De acordo com a conselheira, muito já se avançou nas políticas públicas e uma das conquistas é a sede que atende, além do Condim, também a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher e o Serviço de Referência Especializado de Atendimento à Mulher.
Para a conselheira, as ações devem ir além do atendimento à mulher, “é preciso levar conscientização também a quem agride, porque sempre as ações são para as vitimas e o agressor? Nossas ações devem perpassa por quem tem a possibilidade de agredir também, por isso estamos nas escolas, empresas levando conscientização aos possíveis agressores, todos nós precisamos estar unidos reunindo forças contra a violência contra a mulher”. Afirma.
SERVIÇO
A sede do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher e o Serviço de Referência Especializado de Atendimento à Mulher, está localizado na rua Miguel David, nº 1358, no bairro de Novo Horizonte.