DMTU: Cai número de acidentados de trânsito em Marabá
Nos últimos três anos, a frota registrada em Marabá cresceu de quase 100 mil para 113 mil veículos. O que também aumentou foi o número de atendimentos feitos pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), que saltou de 249 em 2017 para 296 em 2018. Para o diretor do DMTU, Jocenilson Silva, “esse acréscimo se dá pela maior credibilidade do órgão junto a população e o serviço do plantão ativo”.
Embora o número de atendimentos dos chamados eventos de trânsito (acidentes), a quantidade de vítimas vem reduzindo gradativamente, com destaque para as estatísticas de pessoas envolvidas em colisões com motocicletas. De acordo com dados do Hospital Municipal de Marabá, em 2016 foram 5.012 pacientes, em 2017 caiu para 4.843 e em 2018 reduziu para 4.534. Segundo Jocenilson, no Hospital Regional de Marabá, os leitos ocupados por vítimas de trânsito caíram de 86% em 2016 para 34% em 2018. Na avaliação do diretor, o êxito dos resultados se dá por conta da integração dos órgãos de segurança, operações constantes e ações educativas promovendo um trânsito mais seguro.
Vale ressaltar que o número de atendimentos feitos pelo DMTU não corresponde à totalidade, já que outros órgãos também fazem como o copro de Bombeiros, o SAMU e a Polícia Rodoviária Federal. E ainda existem as ocorrências em que nem um órgão é solicitado, mas o acidentado pede ajuda hospitalar diretamente.
Outras estatísticas – Em 2011, a ONU lançou o plano global para redução dos acidentes no trânsito “Ação pela Segurança no Trânsito” com medidas que visam prevenir a morte de cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. Segundo relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cada acidente custou à sociedade brasileira R$ 261.689, sendo que àquele que envolvia vítima fatal teve um custo médio de R$ 664.821. Os acidentes com mortes corresponderam a menos de 5% do total de ocorrências, mas representou 35% dos custos, indicando a necessidade de intensificação das políticas públicas de redução da quantidade e gravidade das colisões.