Semel: Ginástica transforma a vida de mulheres no município
Projeto é desenvolvido em cinco polos da cidade garantindo mais saúde para as mulheres acima dos 30 anos.
A busca por saúde física e mental é o que impulsiona mais de 70 mulheres, do bairro Amapá, a participar do projeto “Ginástica para Mulheres”, desenvolvido pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Os encontros acontecem todas às terças e quintas-feiras, às 17 horas, na Escola Miguel Basílio.
Há oito meses no projeto, Marizete Oliveira Amorin quer reduzir cada vez mais o peso, já que estava muito acima do normal. “Estava tudo alto e fora do normal. Quando comecei a participar mudou muita coisa. Parou as dores nas pernas, nas costas. Eu também mudei a alimentação. Emagreci mais”, enfatizou a dona de casa.
Maria de Fátima Costa, de 55 anos, é uma das frequentadoras assíduas. O trajeto dela é um pouco diferente das demais companheiras. Transbordando entusiasmo, ela, que mora na Vila Canaã, precisa atravessar o Rio Itacaiunas para chegar ao local da ginástica. Ela diz que procura completar as atividades, nos outros dias da semana, em grupos de dança.
“Eu tinha muitos problemas nos ossos e tive de parar com o medicamento porque estava me fazendo mal, mas a ginástica está me fazendo muito bem, pesava 80 quilos e agora tô com 60”, comentou.
De acordo com a assessora técnica da Semel, Jéssica Costa, o projeto, desenvolvido desde o ano passado em cinco polos da cidade, tem um público específico. São mulheres acima dos 30 anos, já que a partir desta idade o metabolismo fica mais lento e precisa ser estimulado. Além disso, todas precisam estar em dia com os exames médicos.
“A gente trabalha a ginástica, tem dias que é dança, alongamento, resistência física, palestras para reeducar. Então a gente trabalha várias coisas”, destaca a instrutora.
Ainda há vagas em alguns polos. Para mais informações, procure a Secretaria de Esportes e Lazer. Para se inscrever é necessário levar exames atualizados de glicemia e colesterol total. A SEMEL fica localizada no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, Nova Marabá.