Agricultura: Seagri instala laboratório de análises para grandes animais
O Laboratório de solos da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), inaugurado em setembro de 2002, na primeira gestão do prefeito Tião Miranda, está sendo reequipado para voltar a funcionar no segundo semestre de 2019. Em breve, no mesmo local, será instalado o Laboratório de Análises Clínicas para doenças de grandes animais (bovinos e equinos), visto se tratar de empreendimento menos dispendioso, uma vez que reagentes e equipamentos têm valor abaixo da exigência de licitação, o que pode resultar em compra rápida.
Desde o mês passado, dois técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Givanildo Moreira, analista ambiental; e Marcilene Caldas, bióloga, foram transferidos para a Seagri com a finalidade de reativar o laboratório de solos e instalar o laboratório para análises das doenças mais prevalentes em grandes animais na região, ou seja, mormo, anemia infecciosa equina e brucelose, esta última própria de bovinos, podendo ser transmitida para humanos. Depois, afirma a bióloga, serão paulatinamente acrescidas análises de outras doenças, porque isso exige um protocolo especial, inclusive de treinamento de pessoal.
Segundo Givanildo e Marcilene, quanto ao laboratório de solos, parado há sete anos, teve a maioria dos equipamentos sucateados ou ficaram obsoletos, por isso carecem de substituição de cerca de 20 instrumentos.
De acordo com o gerente administrativo da Seagri, Marcos Paulo Pereira, o laboratório de solos é de grande importância nos projetos apoiados por aquela secretaria para melhor resultado na colheita, considerando que um solo corrigido terá maior rendimento por área plantada. “No ano passado, a Seagri atendeu mais de mil famílias com mecanização agrícola. E esse seria o possível tamanho da demanda por análise de solo”.
Existe apenas um laboratório de análises clínicas para doenças de animais em Marabá, que serve também o Maranhão, sul e sudeste do Pará, conforme disse a bióloga Marcilene.
Além da compra de reagentes e equipamentos, Marcos Paulo disse que foi autorizada a compra de novo mobiliário para os laboratórios, no valor de R$ 15 mil, a ser entregue nos próximos dias.