Mês da mulher: “Mulheres enxergam além”, diz secretária de Finanças
Em comemoração ao mês Internacional da Mulher, preparamos uma série com entrevistas de todas as mulheres que ocupam cargos de relevância no município
Há 14 anos atuando na Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), porém desde o início da gestão do prefeito Tião Miranda como titular na pasta, Inácia Meires Silva Rolim, tem um dia a dia bastante agitado, com uma rotina no trabalho que requer atenção e dedicação, comandando na Sefin uma equipe de 23 servidores concursados, quatro estagiários, além da assessoria contábil composta por cinco membros.
Meires, formada em Gestão Pública, com sua ternura, consegue levar sensatez às finanças do município, onde todas as contas são rigorosamente quitadas, e ainda registro de todas as informações de receita e despesa do Executivo. Segundo Meires, a equipe da Sefin está junta há bastante tempo, e em função disso, há uma enorme sintonia entre os servidores.
“Nos compreendemos e nos respeitamos muito, sabemos exatamente quais nossas atribuições individuais e nos ajudamos em todos os momentos, contribuindo assim para um bom funcionamento da nossa secretaria, somos todos parceiros”, afirmou ela.
Quanto a conciliar a profissional, esposa, mãe e mulher, ela conta que não se trata da tarefa mais fácil do mundo e se possível fosse até esticaria o relógio. “Acredito que nós mulheres precisaríamos de pelo menos mais umas dez horas por dia”, acrescenta Meires, que é casada com Eduardo Rolim, e do fruto desse relacionamento nasceu há 17 anos, os gêmeos Brenda e Victor Rolim.
Para Meires, as mulheres são capazes de executar todas essas funções da mesma maneira ou até melhor que os homens. “Temos um olhar mais atencioso, não visualizamos apenas o servidor, mas o ser humano, o filho, como mãe temos sensibilidade para fazer a abordagem e imposição necessária”, destaca, lembrando que a prioridade maior são os filhos. “Se eles não estão bem, nada fica bem para uma mãe, ainda não somos capazes de desligar esse botãozinho”, finaliza ela.
Texto: Emily Coelho
Foto: Paulo Sérgio