SEVOP: Obras da lavanderia no HMM segue as normas do Ministério da Saúde
As obras da lavanderia do Hospital Municipal de Marabá (HMM), estão em ritmo acelerado e avançam para a conclusão. O anexo que fica ao lado da ala psicossocial vem tomando forma e segue as normas do Ministério da Saúde. De acordo com Alex Amoury, engenheiro responsável, as obras estão na fase de vedação. Toda a fundação e estrutura já foram feitas, inclusive a laje de piso e de cobertura. O próximo passo será o chapisco e reboco.
Fabrício Bastos, diretor administrativo do HMM, ressalta que com a construção do anexo, o hospital ganhará mais espaço. Atualmente a lavanderia funciona dentro da casa de saúde. “A obra vai aumentar um espaço muito grande dentro do hospital, e poderemos aumentar também o atendimento. Marabá necessita porque o hospital já tem um certo tempo e a população cresceu. Com essa ampliação vai melhorar muito”, observa o diretor administrativo.
Segundo o Ministério da Saúde, a lavanderia de um hospital é importante para o controle das infecções, conforto da equipe de trabalho, racionalização de tempo e material. Por isso, a construção das lavanderias hospitalares seguem normas para evitar que o processo da lavagem de roupa proporcione a recontaminação, já que o grande número de bactérias jogadas no ar, durante o processo de separação da roupa suja, pode contaminar todo o ambiente circundante.
Com a nova lavanderia será possível reorganizar novos espaços no hospital como a Unidade de Cuidados Especiais (UCE), que atualmente dispõe de cinco leitos, e passará a ter oito leitos.
A obra iniciou em outubro de 2018 com recursos próprios da Prefeitura e Fundo Municipal de Saúde que totalizam R$ 444.177,70.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos