Transportes: Em fase de conclusão, Terminal de Integração Provisório entra em funcionamento este mês
Usuários de transporte coletivo em Marabá estão prestes a ganhar o primeiro terminal de integração que vai funcionar, provisoriamente, na folha 26, na Nova Marabá. O objetivo é diminuir o tempo de espera dos ônibus e garantir economia no bolso do passageiro, que com apenas uma passagem, poderá se deslocar para qualquer bairro da cidade, utilizando mais de um coletivo.
A estrutura física já está pronta. São duas pistas para passagem dos veículos e uma parte central com tendas onde os usuários vão permanecer para fazer o transbordo, troca de um veículo para outro. Na estrutura falta a instalação elétrica e a sinalização vertical e horizontal.
Segundo Jair Barata Guimarães, Secretário Municipal de Segurança Institucional, a previsão é que terminal entre em funcionamento até o dia 20 de maio. Ele esclarece que a população talvez precise de um tempo de adaptação ao novo modelo, já que durante décadas o usuário tem usufruído da mesma rotina, no entanto a diferença será para melhorar o serviço de transporte público.
“Foi um trabalho intenso e nós, do Conselho de Transporte, nos empenhamos muito. Desde 2017 estamos dialogando, trouxemos especialistas de outros estados aqui em Marabá e logramos êxito porque agora na gestão do prefeito Sebastião Miranda construímos o primeiro terminal de integração do município”, afirma.
De acordo com Jair Guimarães, existem experiências bem positivas em várias capitais e grandes cidades. Segundo ele, já está sendo estudada a viabilidade de se construir mais dois terminais de integração em Marabá, sendo um no núcleo de São Félix e no núcleo da Cidade Nova.
“Este será o terminal central e, posteriormente, construiremos o definitivo que vai resolver o problema no modal coletivo, já que hoje nós temos núcleos bastante povoados, as linhas convencionais já não estão conseguindo atender toda demanda porque são muitas linhas e rotas. Com o terminal as pessoas irão ficar no máximo 15 minutos na parada, podendo pegar qualquer ônibus que vai direto para o terminal e lá pegar um ônibus para o seu destino final”, explicou Jair Guimarães.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos