Ipasemar: Brincadeiras, palestras e atendimento médico comemora dia do servidor municipal aposentado
O Instituto De Previdência Dos Servidores Públicos Do Município De Marabá (Ipasemar) realizou nesta quarta-feira (19) uma série de ações em comemoração ao “Dia do Servidor Público Aposentado”. Entre os serviços oferecidos estavam café da manhã, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, ginástica laboral, limpeza de pele e sorteios de brindes. Além de brincadeiras e atendimentos médicos com clínico geral e nutricionista.
O evento contou com a parceria da Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A presidente do Ipasemar, Priscila Lobato Santos, conta que o objetivo é valorizar o aposentado do município. “Temos buscado medidas que auxiliem e aumentem a autoestima desse público que trabalhou para nosso município e foi fundamental para o desenvolvimento do serviço público e da sociedade”.
A ação durou toda manhã e teve uma boa presença de público. “Acho que no decorrer da manhã conseguimos atender uns 100 aposentados. Temos um longo caminho a percorrer, espero que tenhamos sucesso e possamos atender um público maior ao longo do ano”. Ao todo o Ipasemar conta hoje com 643 aposentados em seu quadro.
A consulta nutricional foi um dos serviços mais procurados. A nutricionista Nayne Karen Vasconcelos, comenta que a avaliação dos aposentados foi positiva. “Eles buscam a mudança e vem falar com a gente. Verificamos a pressão, glicemia peso e o Índice de Massa Corporal IMC de cada um. Por incrível que pareça em relação ao IMC o resultado foi positivo a nossa preocupação maior é a glicemia”, destaca.
O aposentado Ernesto Rodrigues, 64 anos, foi um dos que aproveitou para se consultar e ainda rever amigos. “O evento também serviu para reencontrarmos aquele pessoal que a gente conviveu tanto no passado. A maioria das pessoas que estão aqui eram colegas meu da educação”.
Ernesto, que ano passado entrou no curso de engenharia civil na Unifesspa, destaca a importância das atividades realizadas para saúde e para a mente. “Nesse período da vida tendemos a diminuir a capacidade física e cerebral, por isso resolvi voltar a estudar e sempre participo de ações como essa”, comenta.
Além dos serviços oferecidos também foram realizadas palestras. A fisioterapeuta especialista em ortopedia, Lorena Fernandes, ministrou a palestra sobre prevenção de quedas e destacou a boa receptividade e interação do público presente. “Viemos falar um pouco sobre fisioterapia preventiva na questão da ginastica laboral, sobre como prevenir risco de quedas. Vai passando o tempo e os idosos vão ficando mais fragilizados. Falamos sobre importância da atividade física na questão da musculatura em si e do fortalecimento para prevenir essas quedas”, comenta.
A aposentada Maria Lucia Costa, 72 anos, que sofreu uma queda recentemente e estava com dor nos braços e joelhos acompanhou a palestra. “Muito bom, trouxe ensinamentos e alerta para vivermos uma vida com mais saúde. Assisti a palestra e achei muito importante. Venho todos os anos. Ágora vou bastante nas praças fazer exercícios”, comenta.
A programação do mês do servidor público aposentado também contou com três cursos que foram realizados durante o dia 17 e 18: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Técnicas de Informática, que foram realizados em parceria com o Senai e Fabricação de Biscoito e Pipoca Gourmet, realizado pela Seaspac.
Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Paulo Sérgio