Verão 2019: Pintura híbrida na Orla retrata belezas naturais da cidade
O verão marabaense ganhou mais cor esta semana com um grande painel artístico, feito pelas mãos do artista Bino Souza, na Orla Sebastião Miranda, mais precisamente no ponto principal de embarque e desembarque dos barcos. A pintura de aproximadamente 25 metros de largura por 6 metros de altura, intitulada de “Marabela”, é um convite para uma boa foto entre os visitantes da Praia do Tucunaré.
A pintura tem referências da Amazônia, como a Arara Azul e cores quentes, típicas do verão. Os destaques são para o amarelo e o azul, pela harmonia entre elas, e ainda por representarem a ave símbolo da região amazônica.
O título foi inspirado num poema da professora doutora Eliane Soares, da Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará. De acordo com Bino Sousa, é o quarto ano que ele produz uma paisagem no local. Nos anos anteriores foram estampados, o peixe Tucunaré, por dois anos consecutivos, e ano passado estava o desenho da Iara Mãe d’água. A intenção é divulgar as belezas naturais da cidade.
“As pessoas usam bastante esse mural para fotografar quando estão indo ou voltando da praia, então é bacana poder divulgar e levar isso adiante. Esse ‘Marabela’ é nossa terra” ressalta Bino.
Ele revela também que nesta pintura híbrida foi utilizado o pincel rolo e apenas os detalhes foram feitos com grafite. O trabalho foi feito em dois dias, com a ajuda do amigo Marcelo.
Há 8 anos trabalhando na travessia dos veranistas, seu Osvaldo Matos, disse que tem ouvido muitos elogios e também gostou da nova paisagem. “O pessoal está reagindo bem, estão tirando muita foto. Eu achei realmente bonito”, afirmou o barqueiro.
Seu Manoel Rocha da Silva passou tempo admirando a nova paisagem. O paulista está há quatro anos morando na cidade e já tem amor pela terra de Chico Coelho. No mural viu parte da história em cores. “Eu achei muito bonito, e que Deus a conserve assim, temos de ajudar a cuidar. Tá de parabéns o artista e a Prefeitura”, enfatizou o metalúrgico.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio