Verão 2019: Equipes da Prefeitura mantém praia limpa e segura aos banhistas
Tradicionalmente no mês de julho as praias de Marabá lotam de banhistas e para que todos se divirtam com tranquilidade, a Prefeitura de Marabá conta com toda uma estrutura de serviços que garante a segurança dos veranistas.
A Defesa Civil atua com 20 agentes no controle informações de embarque e desembarque, rondando as margens da praia, no monitoramento de casos de crianças desaparecidas, afogamento e na assistência de pequenas eventualidades, como curativos. “Todos agentes são capacitados na teoria e na prática. Treinados para em qualquer eventualidade de um salvamento estarem prontos para missão”, comenta Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil do município.
Até o momento não foi registrado nenhum caso de afogamento neste verão. Em parceria com os bombeiros militares, foi delimitada uma área de 320 metros para os banhistas, com 100 metros de espaço da areia para a linha do isolamento da praia. “Área extensa para os banhistas se sentirem seguros”, frisa o Tenente Antunes, do Corpo de Bombeiros.
Segundo os agentes, o que tem ocorrido em grande escala é o número de crianças perdidas. Por isso eles estão identificando as crianças com fitas que levam o nome do responsável e telefone. Os agentes solicitam que caso algum pai perca o filho, deve procurar a tenda dos bombeiros. “Temos a nossa barraca, onde estamos oferecendo o serviço de identificação com a pulseira nas crianças. Que é o caso que tem tido maior ocorrência”, destaca Jairo.
Maria Clara, de 4 anos, filha da vendedora Edilene da Cruz Campos, recebeu a identificação. A mãe da criança levou outra pulseira para a sobrinha de três anos. “Escutei uma pessoa chamando uma criança perdida que estava no corpo de bombeiros. Depois descobri que faziam a identificação, achei uma atitude muito boa e vim colocar em minha filha’, conta.
Além disso, a Guarda Municipal de Marabá (GMM) atua durante todo o final com 12 agentes, que se dividem entre rondas na orla Sebastião Miranda, na praia e em um ponto de base no local das embarcações. Há ainda uma viatura e uma lancha à disposição da corporação, que auxiliam no monitoramento. “A guarda tem um papel relevante sob a ótica da segurança pública de manter a ordem e dar continuidade do serviço público, além de garantir a segurança aos locais de lazer para aqueles que as frequentam”, destaca o Inspetor Barreto, comandante da GMM.
Meio Ambiente
O meio ambiente também é uma preocupação do setor público, por isso a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) está presente com 25 agentes, que se revezam durante o fim de semana. Pamela Dias de Oliveira, Coordenadora do Projeto Veraneio da Semma, explica que a equipe busca orientar, conscientizar e auxiliar os veranistas. Eles contam com o apoio Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental (INDEVA). A diretora do Indeva, Maria Helena, esclarece que a equipe chega a abordar até 200 pessoas por dia. “Fazemos abordagem aos banhistas, cambistas e as pessoas que tão acampando. O trabalho tem sido bem aceito. Temos um resultado positivo. Que a população tome a consciência que cabe a todos nós preservarmos o rio”, completa.
Os garis dos rios também atuam para manter a praia a limpa. Munida dos novos barcos adquiridos neste mês, a equipe circula constantemente pela praia, recolhendo os lixos jogados no chão, fazendo a limpeza dos 70 toneis que a prefeitura espalhou pela praia e realizando a higiene dos 35 banheiros químicos
A profissional de educação física, Isabela Vaz, veio de Belo Horizonte para visitar o cunhado e está gostando do que vê nas praias marabaenses. “Primeira vez que venho e pretendo voltar. Tudo bem organizado. Está bem limpo e nos sentimos seguros. Estou feliz de conhecer as praias daqui”, ressalta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos