FCCM: Obra da Reserva Técnica entra na fase de acabamentos
O prédio da Reserva Técnica (RT) da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), entrou na fase de acabamentos e já cria expectativa entre os pesquisadores. Os arquivos deslizantes já foram montados e tem capacidade para armazenar mais de 4 mil caixas de fragmentos.
Segundo Marlon Brado, da Fundação Casa da Cultura, a Reserva Técnica é uma das maiores do interior do Pará, e foi construída dentro das normas técnicas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Segundo ele, a RT era um sonho para os pesquisadores.
“A Reserva Técnica de geologia e arqueologia é uma das maiores do interior paraense, e desde o início do projeto já estamos com esta expectativa muito boa. Para quem tem acervo geológico ou arqueológico, ter um arquivo deslizante, como este instalado, é o que tem de mais moderno”, destaca.
O prédio passa pelos últimos ajustes técnicos. A presidência da FCCM já abriu licitação para aquisição dos móveis e a previsão é o prédio da RT seja inaugurado em novembro juntamente com o aniversário de Fundação.
“Vamos ter uma programação bem legal para a inauguração. Estamos pensando em algo de uma semana com palestras, oficinas e apresentações de projetos de pesquisas inclusive com participação de pesquisadores de outros estados e de várias áreas do conhecimento e com possibilidade de lançamento de um livro”, afirma o pesquisador.
A FCCM guarda em seus arquivos algo em torno de um milhão de fragmentos distribuídos nas caixas arquivos. O prédio também vai contar com laboratório de pesquisa. Além do material, que hoje é mantido na Fundação, haverá capacidade para armazenar muito mais material. “Isso é um ganho para o município de Marabá porque a gente tá conseguindo avançar em muitos projetos e agora com a reserva teremos mais segurança em guardar o material coletado nas pesquisas”, afirma Marlon Brado.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva