SMS: Caps promove blitz de orientação sobre cuidados com a saúde mental
A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) esteve nesta quarta-feira (18), no semáforo da Avenida Transamazônica, em frente à Câmara Municipal, distribuindo cartilhas de orientação sobre saúde mental. A ação faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Além da entrega do material, os profissionais conversaram com motoristas sobre a importância do cuidado com a saúde mental. “Escolhemos o semáforo exatamente para fazer o alerta. Pare um pouco o que está fazendo, preste atenção, pense, vamos ler, vamos saber, vamos falar sobre suicídio. Existem muitos tabus em relação ao assunto, falando as pessoas prestam mais atenção e procuram ajuda”, explica Adriana dos Santos, Coordenadora do CAPS.
O material de orientação contém informações sobre como identificar tendências suicidas, como ajudar, o que não fazer, quais locais procurar, entre outras, informações que podem ser acessadas aqui.
Também participaram da ação os alunos de enfermagem da Faculdade Carajás e do curso técnico de enfermagem do Grupo Alicerce. O enfermeiro do CAPS, Allan Ranieri, que leciona nessas instituições destaca o impacto de ações como essa na vida dos profissionais.
“Importante que os alunos participem dessas ações para terem em mente que não basta diploma, é necessário ir ao contato da população, conhecer a realidade. É nessa interação que realmente se forma o profissional. Ao entrar em contato com a demanda, que eles percebem o que tem de déficit de informação, de carência, para abordar pontualmente aquilo que é mais necessário”, completa.
Setembro Amarelo
Tendo em vista conscientizar outros profissionais sobre como identificar possíveis comportamentos suicidas, o CAPS realizará, no dia 27 uma atividade com 200 professores da rede municipal de educação. “Vamos orientar os professores para prestar atenção nos alunos, se tem algum em sofrimento, como identifica, como cuidar, como abordar”, sublinha Adriana dos Santos, Coordenadora do CAPS.
No dia 12 de setembro foram realizadas palestras e exposições com vários profissionais, entre eles os psicólogos e psiquiatras do Centro de Atenção Psicossocial de Marabá (CAPS) e do Centro de Especialidades Integradas (CEI). Ao longo de todo mês também acontecem diversas palestras com enfermeiros especialistas em Saúde Mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos