Saúde: Corrida da Doação arrecada mais de 2 mil frascos para armazenamento de leite
A manhã do último domingo (22) foi marcada por muita disposição dos participantes da 3ª edição da Corrida e Caminhada da Doação, realizada pelo Hospital Materno Infantil (HMI). O Banco do Leite Humano (BLH) contabilizou 513 inscrições esse ano, o que superou as expectativas da organização do evento.
Uma das novidades foi a premiação para os primeiros lugares na categoria de servidores. Para a coordenadora do BLH, Ligia Viana, a cada ano, a população demonstra mais apoio ao evento. Com isso, cresce o número de doações de vasilhames para o armazenamento do Leite Materno e consequentemente a conscientização sobre a importância do aleitamento. “A população já está tendo o entendimento, que a causa é nobre. Eles já vêm fazer as inscrições com a ideia de colaborar. Esse ano tivemos novos parceiros, como a Escola Militar e a Policia Militar. A tendência é que cada ano a gente aumente ainda mais esse público”, destaca a nutricionista.
O atleta Raimundo Nonato Oliveira, venceu a corrida na classificação geral, pelo segundo ano consecutivo. Ele, que concluiu o percurso de 5 quilômetros em 14 minutos e 21 segundos, conta que o preparo físico já faz parte da vida dele. Raimundo elogiou a organização e ressaltou que o principal dessa corrida foi contribuir com o Banco de Leite. “Eu só queria concluir o percurso, mas me deixaram chegar né. O objetivo mesmo é ajudar na campanha para arrecadar os vasilhames, isso é muito importante”, destacou.
O 1º lugar conquistado por Andreia Ribeiro, na classificação feminino geral, veio como recompensa pelos treinos intensos. No ano passado, a participação da atleta lhe rendeu a segunda colocação. Andreia disse que a vitória ganha mais sabor quando a causa é nobre, por isso ficou feliz com os resultados. “Pra mim é gratificante ainda mais quando a corrida é beneficente porque a gente tá fazendo algo que a gente gosta e ajudando o próximo”, enfatizou.
Além de troféus para os três primeiros lugares nas categorias masculino e feminino, todos os atletas receberam uma medalha de participação. Mas a novidade desse ano, foi mesmo a premiação para os servidores. “Foi a primeira vez que fizemos essa premiação para incentivar mesmo o servidor a ter uma atividade física”, afirmou a diretora do HMI Aucileia Tartaglia.
A 1ª colocação na categoria servidor masculino ficou para o médico André Marcos, que já é um atleta. Já na categoria servidor feminino, participando pela primeira vez do evento, a técnica em enfermagem, Edileusa da Costa conquistou o primeiro lugar no pódio. Com o troféu nas mãos, ela percebeu outras dimensões da corrida. “Traz benefícios para as mães e os bebês, e ainda saúde para as pessoas que estão participando. Quero dedicar esse troféu a todas as doadoras que fazem parte desse projeto e pedir à população que venha a cada dia dar força e contribuir com esse trabalho, é um ato de amor. O HMI está de parabéns”, concluiu.
A Corrida da Doação faz parte da Campanha de Aleitamento Materno Agosto Dourado, que se encerrará no próximo sábado (28), com o Chá Beneficente, no Círculo Militar.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Jordão Nunes