Obras: Ruas Cuiabá e Goiás recebem trabalho de drenagem
Um intenso trabalho de drenagem está acontecendo na rua Goiás, no bairro Jardim Bela Vista e avança até o limite com o bairro Jardim União, onde já foi realizada a drenagem e pavimentação da Avenida 1º de Junho. O objetivo é deixar a rua Goiás mais acessível aos pedestres e motoristas.
Seu Francisco da Silva lembra bem do período do inverno, segundo ele a chuva deixava a rua praticamente toda alagada. “Aqui é muita água que desce das ruas acima. Vem com uma força muito grande e inundava quase tudo. Agora com esse serviço de drenagem poderemos ter uma rua melhor”, comenta ele.
A rua Goiás, no Jardim Bela Vista, é uma via que está concentrando grande parte das lojas comerciais do bairro e aumenta cada vez mais o tráfego na área. A população aguarda a finalização da drenagem e início dos serviços de terraplanagem e, posterior, pavimentação.
A Avenida Cuiabá também está recebendo o serviço de drenagem em trecho por onde passa um canal. No local foram colocadas 18 aduelas de concreto, com maior capacidade para escoar a água do canal. As aduelas de concreto são peças retangulares ou quadradas, abertas ou fechadas, com encaixe macho e fêmea, que são utilizadas nos sistemas de drenagem (galerias de águas pluviais) em vias urbanas, rodovias, aeroportos, canalizações de córregos a céu aberto ou fechado, entre outros.
A vereadora Priscila Veloso está acompanhando os serviços no bairro da Paz desde o início das obras. Segundo a parlamentar, esta etapa corresponde a finalização de um longo trabalho de drenagem nas ruas do bairro. “Na verdade, está tendo a conclusão da obra. Já houve drenagem na rua Vila Lobo, Machado de Assis e Alfredo Monção e agora a Prefeitura está concluindo, fazendo a troca das manilhas pelas aduelas, finalizando uma obra de suma importância não só para o bairro da Paz como também para Independência, Novo Planalto e Bom Planalto que tira centenas de famílias do alagamento”, afirma.
De acordo com o engenheiro Jaime Pessoa, representante da empresa responsável pelos serviços, as manilhas não suportavam a passagem da água e foi feita a troca dos tubos de 1 metro pelas 18 aduelas com 2,5 metros cada, totalizando 5 metros de largura. Segundo ele, os serviços fazem parte de um projeto de macrodrenagem que está sendo implantado pela Prefeitura, no complexo Cidade Nova. “Esse projeto garantirá maior capacidade de escoamento da grota da Lucinha, e por consequência maior escoamento para todos os bairros que circundam a grota. Tais como, Novo Horizonte, Bom Planalto, Jardim Bom Planalto, Laranjeiras e Cidade Nova” explica o engenheiro.
Texto: Victor Hâor
Fotos: Sérgio Silva