SSAM: Gari atleta de Marabá é 1º colocado na Corrida do Círio, em categoria especial
No último domingo, dia 20 de outubro, o gari Cleuton Noronha, sagrou-se campeão na categoria deficiente físico/mental, durante a realização da 36ª Corrida do Círio, em Belém/PA, num percurso de 10 quilômetros, com o tempo de 42 minutos e 33 segundos, superando outros 11 atletas de vários municípios do estado.
Cada quilômetro percorrido significava o resultado de superação pessoal para o atleta Cleuton Oliveira Noronha, 34 anos, e que há mais de 10 anos, trabalha como gari na Prefeitura de Marabá. Cleuton foi vítima de um acidente de trânsito na Folha 16, na Nova Marabá, há 3 anos, quando fazia seu treinamento diário de corrida. Depois de ser submetido a uma cirurgia na perna, ele se dedicou mais ao esporte e aos poucos foi recuperando sua forma física e sua resistência.
“Foi uma superação porque não é todo mundo que sofre um acidente e volta a praticar esporte, pois é muito difícil. Eu fiz muito esforço. No acidente quebrei um osso da perna e senti dores no local da cirurgia durante a corrida, mas não desisti”, relata Cleuton.
Cleuton segurava com o orgulho o troféu de primeiro lugar na corrida e no peito trazia a medalha de campeão. O atleta nasceu na cidade de São Sebastião no estado do Tocantins, mas considera-se marabaense de coração. O atleta agora só pensa em aproveitar o título junto aos amigos e familiares e agradecer quem o ajudou em sua recuperação e a chegar até Belém.
“Me preparei bastante para trazer essa colocação, foram dois meses de dedicação e estou feliz por trazer esse título para Marabá e levando o nome da cidade a outras regiões. Quero agradecer a prefeitura de Marabá que me ajudou a chegar até Belém e empresários que me ajudaram a realizar esse sonho de participar da corrida do Círio”, agradeceu.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros