Semed: Consulta Pública da Proposta Curricular da Educação Infantil já está aberta
Nesta nova etapa, as pessoas interessadas poderão apresentar sugestões até o dia o dia 1º de dezembro
Começou nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, a consulta pública da proposta pedagógica curricular para a educação infantil, que ficará disponível para o público até o dia 4 de dezembro.
Durante o período de 1º a 10 deste mês de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) recebeu contribuições públicas para a Proposta Pedagógica Curricular “Pensando em Rede” especificamente para o ensino fundamental. Nesta nova etapa, as pessoas interessadas poderão apresentar sugestões até o dia o dia 1º de dezembro, por meio do seguinte endereço www.curriculo.semedwordpress-369741-1155342.cloudwaysapps.com.
A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, ressalta a importância de as pessoas interessadas se envolverem nesta etapa final da elaboração da proposta do novo Currículo Escolar de Marabá para a educação infantil, que será implementada a partir de 2020. “Não há como nós, professores, recuarmos de nossa função reconstrutora e transformadora das várias realidades em que estamos inseridos. Somos todos autores deste projeto construído por muitas mãos, que deu origem à Proposta Pedagógica Curricular “Pensando em Rede”. Sejamos, pois, também regentes desse importante movimento que tem no cenário escolar o local de construção e reconstrução de saberes capazes de garantir o protagonismo e a formação integral dos alunos nele inserido”, sustentou.
O diretor de Ensino Urbano, Fábio Rogério, explica que a consulta é o primeiro passo para a homologação deste documento, que segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída em 2017.
Fábio lembra que Marabá foi uma das cidades pioneiras do país ao regulamentar um currículo preliminar ainda no início deste ano. “Desde janeiro nós temos um currículo unificado no município, tanto na área urbana como no campo. Porém, ele ainda não estava completo, e após um ano e oito meses de estudo e construção deste currículo, envolvendo professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação, apresentamos o documento específico para a educação infantil para receber sugestões”, explicou.
Ainda de acordo com o diretor de Ensino Urbano, depois de concluída a fase de criação da proposta do currículo municipal, o documento fica disponível para legitimação, realizada em primeira instância pela população marabaense. “As pessoas poderão contribuir em dois eixos: Depois de dez dias de contribuições, abertas ao município, Estado e Brasil, nós vamos passar por um processo de refinamento destas contribuições, com o envio da proposta para a validação pelo Conselho Municipal de Educação (CME), colegiado que tem a competência de instituir a proposta em currículo oficial do município de Marabá” explica.
Texto: Ulisses Pompeu
Fotos: Magno Barros