SMSI: Gabinete gestor integrado planeja ações de combate à violência na cidade
Um dos pilares que darão sustentação ao plano é a integração dos órgãos de segurança
Os membros do Gabinete de Gestão Integrada de município, se reuniram na manhã desta quarta-feira (27), no auditório do gabinete da prefeitura de Marabá, para discutir as ações relacionadas à segurança pública municipal e as responsabilidades dos órgãos envolvidos, bem como apresentar o programa Marabá Segura.
A reunião de trabalho foi aberta pelo prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, e contou com a participação de todos os órgãos de segurança com atuação no município de Marabá, como a Polícia Rodoviária Federal, Disque Denúncia, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Detran, DMTU e DMSP, além de representantes de secretarias municipais, como Meio Ambiente, Assistência Social, Educação e Secretaria de Obras.
Para o prefeito Tião Miranda, discutir e aplicar ações de combate à criminalidade é uma questão que deve ser compartilhada e o gabinete integrado vai manter essa comunicação entre os órgãos de segurança. “A partir da formação deste gabinete os órgãos de segurança, sejam eles; estadual, federal ou municipal, estarão compartilhando estratégias e informações e vamos também implantar o programa Marabá Mais Segura, com instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade, sendo mais um apoio ao combate à criminalidade”, disse.
O gabinete de gestão integrada (GGIM), foi criado pela Lei Municipal 17.404/10 e está vinculado ao gabinete do prefeito e tem como atribuições; elaborar e implantar o plano municipal de segurança pública diagnosticando e sugerindo ações de intervenções sociais, promovendo os direitos humanos, levando em conta as questões de gênero, étnicas, raciais, orientação sexual e diversidade cultural e religiosa.
Um dos pilares que darão sustentação ao plano é a integração dos órgãos de segurança, compartilhando informações que possibilitem uma ação integrada no combate a criminalidade. Para isso serão utilizadas ferramentas, como câmeras de segurança e um sistema de logística que possibilite essa ação conjunta, possibilitando a prevenção e repressão da violência e da criminalidade.
Para o secretário de segurança institucional, Jair Guimarães, designado para ocupar o cargo de secretário executivo do gabinete gestor integrado, os resultados das ações de combate à criminalidade já podem ser mensurados. De acordo com ele, os números de acidentes de trânsito foram reduzidos. “Esse trabalho de ação integrada já vem dando resultados positivos, e um deles é a redução dos leitos ocupados com vítimas de trânsito que de 87% foram reduzidos para 17% no período de um ano, e isso é fruto da cooperação do gabinete que já vinha funcionando na prática com reuniões de planejamento e distribuição de tarefas”, explica o secretário.
De acordo com Guimarães, os números da criminalidade também foram reduzidos. “Também diminuímos o número de crimes, já tivemos até 21 mortes por mês em Marabá e caiu para uma média de menos 10 e isso é o resultado dessa ação conjunta e estratégica”, finalizou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros